Para reduzir o risco, de ser contaminado por salmonelas siga estas indicações.
Um aumento acentuado da contaminação de ovos por salmonelas nos últimos anos constitui um perigo especialmente para as crianças, as pessoas idosas e doentes.
Compre ovos que tenham estado guardados em frigorífico e que não apresentem rachas.
Um ovo fresco (sem rachas e cru) vai ao fundo quando mergulhado em água fria.
Os ovos que ficam a boiar podem, em geral, ser comidos sem perigo se forem bem cozinhados; no entanto, alguns especialistas são de opinião que os ovos nessas condições devem ser eliminados.
Lave as mãos e todas as superfícies e utensílios de trabalho com água Quente e sabão antes e depois de estarem em contacto com ovos crus.
Deite fora alimentos que contenham ovos e que tenham sido deixados à temperatura ambiente durante mais de duas horas. Preste atenção ao tempo de cozedura dos pratos à base de ovos.
Regra geral, conte com:
2–5 minutos para fazer uma omelete.
2,5–3 minutos para ovos quentes.
3,5–4,5 minutos para ovos escalfados.
4–5 minutos para ovos estrelados.
5–7 minutos para ovos encocotte.
7–8 minutos para ovos mal cozidos.
10–12 minutos para ovos bem cozidos.
Conserve os ovos no frigorífico dentro das embalagens de cartão, a fim de os manusear o menos possível. Coloque-os dentro do frigorífico, e não na porta.
Evite alimentos preparados com ovos crus ou mal cozidos.
Merengues, gemadas, maionese, molhos holandês e bearnês feitos em casa, mousses, cremes e omeletes mal passadas cozinhados em más condições de higiene podem provocar intoxicações graves.
Fonte:
http://www.seleccoes.pt/article/8602