nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Técnica de amamentação e suas dificuldades

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
issis
Membro Diamante
Membro Diamante
issis


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País : Técnica de amamentação e suas dificuldades Por10

Técnica de amamentação e suas dificuldades Empty
MensagemAssunto: Técnica de amamentação e suas dificuldades   Técnica de amamentação e suas dificuldades EmptyQua 13 Jan - 11:41

Como funciona a amamentação?
Como colocar o bebé ao peito?
Porque é que o bebé recusa mamar?
O que fazer para retomar a amamentação?

Como funciona a amamentação?

Quando o bebé mama são enviados impulsos sensoriais através do mamilo ao cérebro (glândula pituitária anterior), que produz a prolactina (hormona responsável pela produção de leite), responsável pela produção de leite para a mamada seguinte. O pico da prolactina ocorre cerca de 30 minutos após o último aleitamento.

Com a continuação dos estímulos desencadeados pela sucção do mamilo, são novamente enviados impulsos sensoriais através do mamilo ao cérebro (desta vez à glândula pituitária posterior), que produz a occitocina. Esta substância química faz com que o leite flua no seio, através da contracção de células especificas (mioepiteliais), que ajudam a expulsar o leite para fora dos alvéolos ( pequenos sacos de células secretoras de leite na mama) e a prosseguir através dos ductos (pequenos tubos que levam o leite ao mamilo).

Este fluxo de leite do seio devido à libertação de occitocina (designado por reflexo de descida e ejecção do leite), funciona também como um reflexo psicossomático, e por esse motivo, situações de angustia, agitação, medo e stress, por parte da mãe, podem exercer uma acção inibidora na produção de leite. Inversamente, sentimentos agradáveis, o bem-estar, a serenidade e a confiança da mãe, estimulam-no.

A produção de leite também é controlada dentro da própria mama. Existe uma substância – a bromocriptina - que pode inibir ou reduzir a produção de leite. Se a mama estiver muito cheia, aquele factor inibidor, faz com que as células parem de produzir leite – mecanismo de protecção contra o enchimento excessivo. Se o bebé parar de mamar num dos seios, este pára de produzir leite. E para continuar a sua produção, o leite materno tem que ser retirado.
Como colocar o bebé ao peito?
Alguns bebés amamentam satisfatoriamente em posições que seriam difíceis para outros. Isto é especialmente verdade com crianças de mais de 2 meses de idade. Não há razão para tentar mudar a posição de um bebé se ele está extraindo bem o leite materno, e a sua mãe está confortável.
Para que se concretize “uma boa pega” do bebé ao peito, é conveniente que mãe e filho adquiram as seguintes atitudes:
· A mãe estar confortável e relaxada
· Todo o corpo do beb é encostado ao da mãe e de frente para ela
· O rosto do beb é estar de frente para o seio, com o nariz diante do mamilo. Se o bebé é um recém nascido, a mãe deve apoiar não apenas a cabeça e ombros, mas também as suas nádegas
· A mãe deve segurar no peito escolhido para amamentar, colocando os dedos em pinça, com o indicador a apoiar a base da mama e o polegar a pressionar levemente o topo do seio. Desta forma o mamilo fica proeminente, e mais fácil de o bebé pegar bem no peito. Os dedos da mãe não devem estar próximo do mamilo.
· De seguida, tocar com o mamilo nos l ábios (reflexo de busca e preensão), e o bebé abre a boca e coloca a língua para fora e para baixo
· Esperar at é o bebé abrir bem a boca, para leva-lo rapidamente à mama, de forma que ele fique com o lábio inferior virado para fora e com o queixo encostado ao seio, abocanhando bem o peito.
· A maior parte da aur éola mamaria deve aparecer acima do lábio superior do bebé e a menor parte por debaixo do lábio inferior
Porque é que o bebé recusa mamar?
A recusa pelo bebé é uma razão comum da interrupção da amamentação. A rejeição causa normalmente grande perturbação na mãe, que pode sentir-se rejeitada e frustrada.
Frequentemente a recusa de mamar pode ser ultrapassada, mas para isso, é necessário saber o(s) motivo(s) que leva(m) à negação do bebé. Na avaliação da rejeição do peito devem ser consideradas quatro situações distintas:

1. O bebé está doente, com dor ou sedado?
Um bebé quando está doente pode pegar o seio mas sugar menos do que nas mamadas anteriores. O nariz entupido ou a dor na boca devido a uma infecção (ex. sapinhos (candidose oral)), leva o bebé a mamar algumas vezes, para depois parar e chorar. Noutra situação, quando o nascituro foi sujeito à pressão da extracção a forceps que causam por vezes lesões (hematomas) na cabeça, o recém nascido chora e recusa quando a mãe ao adoptar a melhor posição tenta amamentá-lo. Enquanto um bebé sonolento e apático, que aparentemente recusa a mama, pode dormir devido à medicação dada à mãe durante o parto ou outra.

2. Há alguma dificuldade com a técnica de amamentação?
Por vezes a amamentação torna-se desagradável e frustrante para o bebé. Apontam-se de seguida possíveis causas para a recusa da mama:
· Foi alimentado com biberão
· Não consegue leite suficiente, devido ao ingurgitamento ou pega ineficaz do peito
· Restrição das mamadas, amamentando apenas em horários certos
· Pressão na cabeça do bebé, devido a má posicionamento ou técnica
· Demasiado leite, a fluir rapidamente devido a uma hiperprodu ção de leite. Nesta situação, é comum o bebé amamentar por um minuto e depois largar o peito, sufocado e a chorar
· Dificuldade inicial de coordenar a sucção. Alguns bebés demoram mais do que outros para começarem a alimentar-se efectivamente.

3. Alguma mudança aborreceu o bebé?
Alguns bebés têm sentimentos fortes, recusando mamar quando estão aborrecidos. Eles podem não chorar e simplesmente rejeitar o peito. Este comportamento é mais comum quando a criança tem entre 3 a 12 meses. A recusa súbita de amamentar, pode dever-se às seguintes situações:
· Separa ção da mãe, quando começa a trabalhar, por exemplo
· Uma mudan ça na rotina familiar (mudança de casa ou visita de familiares)
· Doença da mãe ou infecção da mama
· Uma pessoa nova a cuidar o bébé
· Uma altera ção no cheiro da mãe (sabonete ou alimentação diferente)

4. A recusa é “aparente” ou “real”?
Por vezes um bebé comporta-se de maneira a que a mãe pensa que ele está a recusar a mama. No entanto, esta negação não corresponde à realidade, e acontece especialmente em duas fases do desenvolvimento da criança:
· Quando um rec ém-nascido procura o seio, ele move a cabeça de um lado para o outro, como se estivesse a dizer “não”. No entanto, este é um comportamento normal de um nascituro.
· Entre a idade de 4-8 meses, os beb és distraem-se facilmente, nomeadamente quando ouvem um ruído, podendo subitamente parar de mamar.

O que fazer para retomar a amamentação?
Não se pode forçar um bebé a amamentar. Por vezes, é mesmo necessário a ajuda de um técnico de saúde, para a mãe se sentir novamente auto-confiante, feliz com o seu bebé e gostar de amamentar. Fazer mãe e bebé gostar da amamentação outra vez, pode não ser fácil, no entanto, os benefícios que trás a ambos vale o esforço de tentar. Seguem-se algumas sugestões que podem ajudar a mãe e filho neste processo de reaprendizagem.

1. Mantenha-se junte ao bebé sempre que possível
· Deve ser a m ãe a cuidar do bebé o máximo tempo que lhe for permitido. Peça aos avós ou outras pessoas para apoiarem de outras formas, como por exemplo, ajudar em tarefas domésticas e cuidando das crianças mais velhas
· A mãe deve trazer o bebé ao colo frequentemente, permitindo deste modo, mais contacto pele-a-pele em outras ocasiões para além das mamadas
· Se a mãe trabalhar fora, deve falar com o seu médico assistente, no sentido de ponderar a permissão médica para incapacidade ao trabalho por assistência à família, e deste modo permanecer mais tempo com o filho
2. Amamentar quando o bebé quiser
· A mãe não deve ter pressa para amamentar novamente, mas oferecer o peito quando o bebé mostrar interesse
· A mãe pode dar de mamar em diferentes posições, e mesmo depois de uma alimentação com biberão.
· A mãe também deve oferecer o seio quando sente o reflexo de ejeição do leite (fluxo de leite do seio devido a libertação da occitocina)
3. Ajudar o bebé a mamar
· Extrair manualmente um pouco de leite materno directamente para a boca do bebé
· Posicionar correctamente o beb é, de forma a que seja fácil pegar o peito
· Evitar pressionar a parte posterior da cabe ça do bebé ou balançar a mama
4. Alimentar o bebé com copo até amamentar de novo
A mãe pode extrair manualmente o leite e alimentar o bebé a copo (ou copo e colher).
· Deve-se evitar utilizar biber ão, bicos ou chupetas de qualquer tipo.
Autor: Dr. Mário Santos

http://www.medicoassistente.com/modules/smartsection/item.php?itemid=88
Ir para o topo Ir para baixo
phi
moderador
moderador
phi


Feminino
Sagitário Rato
Inscrição : 14/11/2008
Nº de Mensagens : 13325
País : Técnica de amamentação e suas dificuldades Por10
Humor : variável
Rainha do mês : Técnica de amamentação e suas dificuldades 23686411

Técnica de amamentação e suas dificuldades Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica de amamentação e suas dificuldades   Técnica de amamentação e suas dificuldades EmptyQua 13 Jan - 11:57

Técnica de amamentação e suas dificuldades 805805 Técnica de amamentação e suas dificuldades 805805 Técnica de amamentação e suas dificuldades 805805
Ir para o topo Ir para baixo
Paula22
Membro Diamante
Membro Diamante
Paula22


Feminino
Áries Galo
Inscrição : 01/04/2008
Nº de Mensagens : 9319
País : Técnica de amamentação e suas dificuldades Por10
Humor : Depende dos dias!
Rainha do mês : Técnica de amamentação e suas dificuldades 23686410 Técnica de amamentação e suas dificuldades 23686410
Coz. do mês : Técnica de amamentação e suas dificuldades Cocina11
Art.do mês : Técnica de amamentação e suas dificuldades 18994310

Técnica de amamentação e suas dificuldades Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica de amamentação e suas dificuldades   Técnica de amamentação e suas dificuldades EmptyQui 14 Jan - 13:54

No início da amamentação, as coisas não correram muito bem, pois fiquei com os mamilos em sangue. Mas resolvi o problema, utilizando durante umas semanas uma bomba electrica de extracção de leite, nesse tempo os meus mamilos curaram e aí pude disfrutar do momneto terno que é a amamentação.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Técnica de amamentação e suas dificuldades Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica de amamentação e suas dificuldades   Técnica de amamentação e suas dificuldades Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Técnica de amamentação e suas dificuldades
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A melhor anedota da 5° semana
» Dificuldades em postar
» Tecnica decoupage
» DECOUPAGE EM PRATOS DE VIDRO - TÉCNICA DO CRAQUELÊ
» Flores e Plantas Secas...Técnica de secagem ao ar livre!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Ser mulher :: Mamãs e bebés :: Alimentação infantil-
Ir para: