A taxa de desemprego em Portugal atingiu os 10,4% em Dezembro do ano passado. Portugal torna-se assim o oitavo país da União Europeia com maior número de cidadãos desempregados.
De acordo com os dados hoje divulgados pelo Eurostat, o desemprego na União Europeia subiu também de 9.5 para 9.6 por cento no final do ano. Em números absolutos, isso significa que, dentro da União Europeia, há já mais de 23 milhões de desempregados.
Tal aumento teve, de resto, ecos dentro da Zona Euro: nos países da moeda única, a taxa de desemprego subiu de 9,9% para 10%, ultrapassando assim pela primeira vez a 'barreira psicológica' do dígito.
Em Portugal, a taxa de desemprego passou de 10,3% no mês de Novembro, para 10,4% no mês seguinte, ficando assim acima das médias europeias. Recorde-se que, de acordo com as previsões incluídas no Orçamento de Estado, o Governo espera que, em 2010, o desemprego se situe nos 9,8%.
Entre os países com maior número de desempregados, estão a Letónia (22,8%), a Espanha (19,5%) e a Estónia (15,2%). No outro extremo, com menor incidência de desemprego, encontram-se a Holanda (4,0%), a Áustria (5,4%) e o Chipre (6,1%).
Sapo