nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Alcachofra

Ir para baixo 
AutorMensagem
issis
Membro Diamante
Membro Diamante
issis


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País : Alcachofra Por10

Alcachofra Empty
MensagemAssunto: Alcachofra   Alcachofra EmptyQua 5 Mar - 8:42

Alcachofra (Cynara scolymus L.)

História

Historicamente, a alcachofra era já conhecida na Grécia Antiga, e em Roma, onde constituía uma iguaria exótica à mesa dos nobres. Na Idade Média julgou-se, erradamente, ser um alimento com efeitos e propriedades afrodisíacas, no seio das classes sociais mais elevadas. Só no séc. XVIII é que as suas virtudes no tratamento de afecções do fígado, vesícula e rins passaram a ser amplamente conhecidas e utilizadas.

Características

É uma planta originária do mediterrâneo, pertence a família das asteraceae e as partes mais utilizadas são as folhas, brácteas (cabeça) e raízes. Actualmente cultivada como alimento, nas regiões atlânticas com Invernos suaves. É uma planta vivaz, com folhas espinhosas, com as superiores sendo bem menores que as da base, semelhante a um cardo, que atinge até 120 cm de altura. As flores são púrpura envoltas em grandes brácteas carnudas que são a parte comestível da inflorescência. O nome genérico Cynara vem do latim canina, que se refere à semelhança dos espinhos que a envolvem com os dentes de um canídeo.

Propriedades medicinais

A alcachofra é um vegetal muito nutritivo, baixo em calorias, que por cada 120 g proporciona cerca de 15% das necessidades diárias de vitamina C, 300 mg de potássio e 2 g de cinarina, substância responsável das suas virtudes fitoterapêuticas. A cinarina, essencialmente concentrada nas folhas e nas raízes da alcachofra, possui excelentes propriedades anti-hepatóxicas, actua protegendo e regenerando as células hepáticas, beneficiando a secreção biliar e consequentemente a digestão, evitando a formação de litíase biliar, e exerce um efeito moderador sobre o nível de colesterol (hipocolesterolémica). Aumenta a diurese (diurética e depurativa), favorecendo a eliminação de ureia e toxinas. Hipoglicemiante, ajudando a baixar a taxa de açúcar no sangue e urina. As principais indicações da alcachofra são: tratamento de insuficiências hepáticas, icterícia, litíase biliar não agravadas com obstrução, colesterol elevado, aterosclerose, obstipação ligada à insuficiência hepática e colerética (estimula a produção de bílis pelo fígado). Facilita o funcionamento renal e reduz os edemas e alguns males renais (uremia, hidropsia, nefrite, uretrite). Precauções: a alcachofra não deve ser utilizada por mulheres em período de amamentação, pois diminui a secreção láctica.



Alcachofra Alcachofa

Fonte :Calêndula
Ir para o topo Ir para baixo
 
Alcachofra
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Plantas medicinais-
Ir para: