nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Castelo-Branco

Ir para baixo 
AutorMensagem
rya
Membro Diamante
Membro Diamante
rya


Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País : Castelo-Branco Por10

Castelo-Branco Empty
MensagemAssunto: Castelo-Branco   Castelo-Branco EmptyTer 27 Abr - 14:42

Castelo Branco


Castelo Branco, célebre pelas suas colchas de linho bordadas à mão, constitui um importante entroncamento de estradas e presencia, neste momento, um crescimento nos comércios de cortiça, vinho, azeite e queijo.

A região da Beira Baixa, apesar de não ser muito visitada por turistas, inclui panoramas encantadores e muitas atracções. A capital, Castelo Branco, é uma cidade pequena e fascinante, especialmente conhecida pelo Jardim Episcopal, preenchido por estátuas Barrocas.

A Norte fica Monsanto, considerada a "vila mais portuguesa". Levantados sobre um monte, as suas casas típicas e os minúsculos jardins aconchegam-se entre grandes pedras de granito.
Nos arredores de Penamacor, com o seu castelo do século XII, a reserva natural da Serra da Malcata constitui um dos poucos sítios onde ainda se pode encontrar o lince ibérico.

A Noroeste de Belmonte, onde existe um belíssimo castelo, construído em 1266, pode-se ver uma curiosa torre Romana, designada Torre de Colmeal.
Toda esta região é influenciada pela proximidade da Estrela da Serra, a serra mais alta de Portugal que se eleva acima dos 1500 metros de altitude.

Covilhã é a maior cidade desta área e é famosa pelos seus têxteis, com fios trançados a partir da lã produzida localmente. Daqui, pode visitar o Parque Natural da Serra da Estrela. No Verão os amantes das caminhadas aproveitam para as efectuar apreciando, ao mesmo tempo, a variada flora e espantosas vistas com que a Serra da Estrela os presenteia. As neves do Inverno atraem também esquiadores.
O produto mais conhecido desta região é o Queijo da Serra, um queijo com um saboroso paladar, ainda confeccionado à mão.

Locais a Visitar


Serra da Estrela
A Serra da Estrela é o grande cartaz turístico desta região, não só por ser uma espécie de mini estância de Inverno, mas também pela beleza encantadora do seu Parque Natural, pelas suas aldeias históricas e pela Rota dos 20 Castelos e Fortalezas.

Capela de Santa Cruz (Covilhã)
A Capela de Santa Cruz foi fundada pelo Infante D. Henrique em meados do século XV. Um século depois foi restaurada pelo Infante D. Luís, que lhe deu uma custódia de prata dourada, encerrando uma relíquia do Santo Lenho. Esta capela, de estilo Gótico, possui um tecto preenchido com telas valiosas do século XVI, onde figuram cenas da vida de Cristo.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Covilhã)
Este monumento remonta aos séculos XV/XVI e apresenta-se como uma igreja do Gótico final, apesar de também apresentar influências Barrocas e Revivalistas. A fachada é rasgada por um portal tipicamente gótico e no interior salienta-se o coro-alto em cantaria e as capelas tumulares de meados do século XVI, que pertencem à família de Rodrigo de Castro.

Jardim do Paço Episcopal (Castelo Branco)
O Jardim anexo ao antigo Paço Episcopal foi mandado construir em 1725 pelo Bispo da Guarda, D. João de Mendonça. É composto por diversos lagos, cascatas, estátuas, repuxos e escadarias, que se harmonizam com o trabalhado jardim num resultado verdadeiramente espectacular.
Inundado com sítios de extrema beleza, destacam-se o Jardim Alagado ou o tanque floreado com curvas sinuosas e com um repuxo no centro, feito de cantaria e formado por três golfinhos entrelaçados.
Na escadaria dos Reis vêem-se estátuas de todos os monarcas portugueses. Espalhadas pelos Jardins, encontram-se outras estátuas a representar os Novíssimos do Homem, as virtudes Cardiais, as Virtudes Teologais, os Signos do Zodíaco, as cinco partes do Mundo, as Estações do Ano, os Evangelistas, os Doutores da Igreja, os Apóstolos, entre outros.

Ermida de Nossa Senhora de Mércoles (Castelo Branco)
Situada a 3 Km da cidade, a construção desta ermida permanece ainda desconhecida. Pensa-se que, de acordo com o que diz a tradição, a edificação tenha sido levada a cabo pelos freires da ordem do templo. As paredes interiores encontram-se revestidas de azulejos, desde 1609.
Outra curiosidade é o facto de o pavimento da capela se encontrar num patamar inferior ao do piso exterior, o que justifica a existência de cinco degraus à entrada.

Solar do Marquês da Graciosa (Idanha-a-Nova)
Este solar reflecte as características das casas senhoriais de famílias abastadas, geralmente constituídas por apenas dois pisos. Este tipo de casa tem quase sempre jardim, capela, cavalariças, adega, anexos para os criados, capoeiras, pocilgas e são, na sua grande parte, rodeadas por altos muros.

Castelos Raianos (Idanha-a-Nova)
Um pouco por todo o concelho de Idanha-a-Nova é possível encontrar este tipo de castelos, geralmente erguidos por vontade régia, por vontade de grandes senhores ou por ordens da cavalaria. Cada pedra, cada esquina, cada canto tem uma história para contar, quer seja de lutas em defesa da Pátria, quer seja apenas da devoção a Deus.
Exemplos destes fragmentos de história são os castelos de Monsanto, Penha Garcia, Salvaterra do Extremo, Segura, Idanha-a-Nova e Rosmaninhal.

http://www.portugal-live.net/P/places/castelo-branco.html
Ir para o topo Ir para baixo
https://nosmulheres.forumeiros.com
 
Castelo-Branco
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Outras conversas :: Conversas em geral :: Roteiros e viagens :: Sugestões de passeio-
Ir para: