nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 A geração do ecrã

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
nikita
Membro Diamante
Membro Diamante
nikita


Feminino
Sagitário Dragão
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 5101
País : A geração do ecrã Por10
Humor : Normalmente em alta!
Rainha do mês : A geração do ecrã 23686410
Coz. do mês : A geração do ecrã 52153412

A geração do ecrã Empty
MensagemAssunto: A geração do ecrã   A geração do ecrã EmptyQua 9 Abr - 10:13

Recebi este mail, achei que o devia partilhar convosco, concordo plenamente com o que esta escritora escreveu.

A geração do ecrã

Alice Vieira , Escritora

Desculpem se trago hoje à baila a história da professora agredida pela aluna, numa escola do Porto, um caso de que já toda a gente falou, mas estive longe da civilização por uns dias e, diante de tudo o que agora vi e ouvi (sim, também vi o vídeo), palavra que a única coisa que acho verdadeiramente espantosa é o espanto das pessoas.
Só quem não tem entrado numa escola nestes últimos anos, só quem não contacta com gente desta idade, só quem não anda nas ruas nem nos transportes públicos, só quem nunca viu os 'Morangos com açúcar', só quem tem andado completamente cego (e surdo) de todo é que pode ter ficado surpreendido
Se isto fosse o caso isolado de uma aluna que tivesse ultrapassado todos os limites e agredido uma professora pelo mais fútil dos motivos - bem estaríamos nós! Haveria um culpado, haveria um castigo, e o caso arrumava-se.
Mas casos destes existem pelas escolas do país inteiro. (Só mesmo a sr.ª ministra - que não entra numa escola sem avisar…- é que tem coragem de afirmar que não existe violência nas escolas…)
Este caso só é mais importante do que outros porque apareceu em vídeo, e foi levado à televisão, e agora sim, agora sabemos finalmente que a violência existe!
O pior é que isto não tem apenas a ver com uma aluna, ou com uma professora, ou com uma escola, ou com um estrato social.
Isto tem a ver com qualquer coisa de muito mais profundo e muito mais assustador.
Isto tem a ver com a espécie de geração que estamos a criar.
Há anos que as nossas crianças não são educadas por pessoas. Há anos que as nossas crianças são educadas por ecrãs.
E o vidro não cria empatia. A empatia só se cria se, diante dos nossos olhos, tivermos outros olhos, se tivermos um rosto humano.
E por isso as nossas crianças crescem sem emoções, crescem frias por dentro, sem um olhar para os outros que as rodeiam.
Durante anos, foram criadas na ilusão de que tudo lhes era permitido.
Durante anos, foram criadas na ilusão de que a vida era uma longa avenida de prazer, sem regras, sem leis, e que nada, absolutamente nada, dava trabalho.
E durante anos os pais e os professores foram deixando que isto acontecesse.
A aluna que agrediu esta professora (e onde estavam as auxiliares-não-sei-de-quê, que dantes se chamavam contínuas, que não deram por aquela barulheira e nem sequer se lembraram de abrir a porta da sala para ver o que se passava?) é a mesma que empurra um velho no autocarro, ou o insulta com palavrões de carroceiro (que me perdoem os carroceiros), ou espeta um gelado na cara de uma (outra) professora, e muitas outras coisas igualmente verdadeiras que se passam todos os dias.
A escola, hoje, serve para tudo menos para estudar.
A casa, hoje, serve para tudo menos para dar (as mínimas) noções de comportamento.
E eles vão continuando a viver, desumanizados, diante de um ecrã
E nós deixamos.

Alice Vieira escreve no JN, quinzenalmente, aos domingos
Ir para o topo Ir para baixo
mara502
Membro Diamante
Membro Diamante
mara502


Feminino
Libra Cavalo
Inscrição : 22/02/2008
Nº de Mensagens : 3789
País : A geração do ecrã Por10
Art.do mês : A geração do ecrã 18994310

A geração do ecrã Empty
MensagemAssunto: Re: A geração do ecrã   A geração do ecrã EmptyQua 9 Abr - 10:20

Obrigada Nikita por partilhares isto connosco mas infelizmente tudo o que foi escrito neste texto é verdade e acontece na realidade do nosso país...
Nem quero pensar quando o meu filho chegar à escola como vai ser...
68 68 68
Ir para o topo Ir para baixo
isistina
Membro Diamante
Membro Diamante



Feminino
Touro Dragão
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5424

A geração do ecrã Empty
MensagemAssunto: Re: A geração do ecrã   A geração do ecrã EmptyQua 9 Abr - 10:42

Shocked Shocked na minha opinião sempre existiu guerras no planeta , sem televisão scratch mas que a telivisão manipula as nossas mentes eu já sabia á bueeeeeeee tempo ;) , mas agora a gente Vê os putos violentos , porque alguns pais , é deixa pra lá ......dá trabalho educar ......em tudo á o positivo e o negativo........resta um saber escolher , e educar , todos temos esse direito.........e a mim na me surpreendeu o que vi .........já vi ha mt tempo a degradação de certos humanos mas quem semeia colhe é o meu lema .........na indo mai longhá professores que abusam...o meu puto tem uma , que todos os amigos se queixam,chama nomes aos amigos do marco por serem pretos :evil: e o meu também leva Twisted Evil e o meu um dia passo-se e arrumou o caderno e disse que se ia embora da aula dela .....se ela na era educada ele era , e na merecia resposta .........há de tudo neste mundo......................
Ir para o topo Ir para baixo
http://wwwcozinhadatita.blogspot.com/
rya
Membro Diamante
Membro Diamante
rya


Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País : A geração do ecrã Por10

A geração do ecrã Empty
MensagemAssunto: Re: A geração do ecrã   A geração do ecrã EmptyQua 9 Abr - 11:36

se as pessoas responsáveis continuarem de braços
cruzados e a dizerem que sao casos isolados
estes miudos quando chegarem a adultos vao ser casos
preocupantes
Ir para o topo Ir para baixo
https://nosmulheres.forumeiros.com
Convidad
Convidado
Anonymous



A geração do ecrã Empty
MensagemAssunto: Re: A geração do ecrã   A geração do ecrã EmptyQua 9 Abr - 12:49

sinceramente o nosso mundo tá a ficar podre ...e isso assusta ...não tamos seguros em lado nenhum ...as pessoas tão a ficar piradas Shocked Shocked Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A geração do ecrã Empty
MensagemAssunto: Re: A geração do ecrã   A geração do ecrã Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A geração do ecrã
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mais violência, mais 'geração de ecrã'
» Novo Magalhães melhora capacidade de comunicação e ecrã

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: