nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 "Os que pensam que o SNS deve continuar ..."

Ir para baixo 
AutorMensagem
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante
Jann


Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País : "Os que pensam que o SNS deve continuar ..." 179010
Art.do mês : "Os que pensam que o SNS deve continuar ..." 18994310

"Os que pensam que o SNS deve continuar ..." Empty
MensagemAssunto: "Os que pensam que o SNS deve continuar ..."   "Os que pensam que o SNS deve continuar ..." EmptySáb 14 Jun - 16:35

Saúde: "Os que pensam que o SNS deve continuar como quando foi criado estão enganados" - Sócrates
14 de Junho de 2008, 16:26

Coimbra, 14 Jun (Lusa) -- O primeiro-ministro, José Sócrates, criticou hoje quem pensa que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) "deve continuar igual" ao que era quando foi criado, frisando que o Governo investe num sistema "mais moderno e sofisticado".

"Os que pensam que o Serviço Nacional de Saúde deve continuar como quando foi criado estão enganados", proclamou José Sócrates, ao intervir em Penela, distrito de Coimbra, perante uma plateia em que estava o fundador do SNS, António Arnaut, que há 35 anos esteve também na criação do PS.

Aliás, quando chegou a Penela, para inaugurar a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia, a que se seguiu a celebração de contratos com instituições do distrito da Rede Nacional de Cuidados Continuados, uma das primeiras pessoas que Sócrates cumprimentou foi António Arnaut.

O advogado e escritor, antigo grão-mestre do Grande Oriente Lusitano -- Maçonaria Portuguesa, que em 1973 foi um dos fundadores do PS, na Alemanha, é natural da aldeia da Cumieira, concelho de Penela.

Estava na cerimónia a convite do presidente da Câmara Municipal, o social-democrata Paulo Júlio, tal como o investigador Mário Nunes, também nascido no concelho, actual vereador da Cultura da Câmara de Coimbra.

António Arnaut, que tem criticado algumas das mudanças no sector da saúde do Governo do seu partido, que culminaram na demissão do ex-ministro Correia de Campos, disse à agência Lusa que no breve encontro inicial com o primeiro-ministro este quis saber por que razão o fundador do PS ali estava.

"Foi uma conversa simpática", observou, indicando que o mesmo veio a acontecer após Sócrates ter discursado, com o chefe do Governo a reafirmar-lhe a aposta do executivo num SNS "moderno e sofisticado".

"Queremos um Serviço Nacional de Saúde que tenha o mais moderno e sofisticado que existe no mundo, na saúde", afirmou José Sócrates no seu discurso de improviso.

O primeiro-ministro recordou que, "20 anos atrás, o país era diferente", o que implica por parte do Governo uma reforma do SNS, que não ponha em causa os objectivos enunciados quando foi criado pelo PS e por António Arnaut.

Alegou, por outro lado, que "a resposta à qualidade de vida das pessoas idosas é hoje um dos desafios mais prementes", uma vez que "o país envelheceu" e que é maior a esperança de vida dos portugueses.

"Nem sempre temos sido entendidos, mas essa tem sido sempre a nossa intenção", reiterou, com a ministra da Saúde, Ana Jorge, na primeira fila.

Para Sócrates, o SNS precisa hoje de "mudanças, reformas e investimentos que respondam aos anseios das pessoas".

"Mas deve ser um Serviço Nacional de Saúde à altura dos tempos, que aceite a mudança, para que se cumpram os objectivos para que foi criado".

Na Região Centro, a Rede de Cuidados Continuados, uma reforma que o primeiro-ministro considerou "a mais consensual" no seio do SNS, arrancou com 373 camas, tendo atingido as 659 camas em Abril último, traduzindo um crescimento de 77 por cento.

Actualmente, a região dispõe de 102 camas de convalescença, 246 de média duração, 287 de longa duração e 24 de cuidados paliativos.

CSS.

Lusa/Fim
Ir para o topo Ir para baixo
 
"Os que pensam que o SNS deve continuar ..."
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» El País descreve José Sócrates "debaixo de fogo"
» Detectado "sinal muito fraco" de caixas negras -
» Bolo "Colchão de noiva"- C/ receita e foto
» Risco "Máximo" de incêndio em quatro distritos
» "Adpotem-nos,somos boa companhia para o Verão"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: