nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Famílias monoparentais com mais 20% de apoio

Ir para baixo 
AutorMensagem
Ana Isabel
Membro d'Ouro
Membro d'Ouro
Ana Isabel


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 2258

Famílias monoparentais com mais 20% de apoio Empty
MensagemAssunto: Famílias monoparentais com mais 20% de apoio   Famílias monoparentais com mais 20% de apoio EmptyTer 1 Jul - 12:58

As famílias monoparentais terão, a partir de desta terça-feira, um aumento de 20% no montante do abono de família para crianças e jovens. De acordo com os Censos 2001, haverá cerca de 354 mil potenciais beneficiários, o que representa 11,5% do total de núcleos familiares em Portugal.



O decreto-lei que introduz esta majoração foi publicado no Diário da República da passada quinta-feira, substitui o que existia desde 2003, e tem efeitos retroactivos a 1 de Abril.

O objectivo é "reforçar a protecção aos núcleos familiares potencialmente mais fragilizados do ponto de vista económico". No documento é reconhecida a dificuldade que um progenitor, sozinho, terá em conciliar a vida pessoal com a profissional, limitando a sua capacidade de auferir rendimentos adicionais. Os núcleos monoparentais aumentaram 2,3% entre 1991 e 2001 - dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) - e a tendência será para evoluir.

O aumento de 20% no apoio a estes agregados varia de acordo com os rendimentos dos progenitores e com a idade das crianças e é extensível ao abono de família pré-natal. No entanto, a majoração continua muito longe dos 50% pedidos pela Associação de Famílias Monoparentais, em Maio.

Ana Luísa Pinho, responsável pelo projecto MONO, organizou, há um mês, uma petição com mais de 200 assinaturas, exigindo o dobro do apoio às famílias monoparentais. O documento, entregue na Assembleia da República, solicitava, entre outras sugestões, a capitação das contribuições para a Segurança Social de acordo com os rendimentos e despesas do agregado familiar, o acesso directo a subsídios de apoio social escolar, bolsas de estudo, um serviço de apoio integrado no Sistema Nacional de Saúde e isenção de taxas de Justiça nos processos de regulação do poder paternal .

A urgência de se repensar o apoio para os novos agregados familiares já havia sido constatada em 2004, sobretudo pelo facto de a monoparentalidade estar associada aos idosos. No seminário "Família: realidade e desafios", organizado pelo INE e pelo Observatório para os Assuntos da Família, Graça Magalhães, do INE, alertou para o facto de 26,6% dos núcleos monoparentais serem constituídos por progenitores maiores de 65 anos, quase todos sem actividade económica". Em mais de metade dessas famílias, afirmou, o pai ou a mãe têm uma idade superior aos 49 anos. A maioria destas famílias está concentrada no Norte e em Lisboa, o que representa 70% dos casos contabilizados em Portugal.

jn.sapo.pt
Ir para o topo Ir para baixo
http://miss-gourmet.blogspot.com
 
Famílias monoparentais com mais 20% de apoio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Famílias vão pagar mais 200€ por ano no crédito da casa
» cada vez mais famílias pedem ajuda à Cáritas
» Apoio a agricultura
» Governo anuncia 400 unidades de apoio a desempregados
» Estado burlado por uma em cada seis famílias

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: