nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Biberão: um bom aliado

Ir para baixo 
AutorMensagem
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante
Jann


Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País : Biberão: um bom aliado 179010
Art.do mês : Biberão: um bom aliado 18994310

Biberão: um bom aliado Empty
MensagemAssunto: Biberão: um bom aliado   Biberão: um bom aliado EmptyQui 3 Jul - 11:11

Biberão: um bom aliado

Embora o leite materno seja o melhor alimento para os bebés, se por alguma razão o bebé não pode tomar peito e tem de se alimentar com leite de fórmula, o biberão torna-se indispensável para os pais e para o bebé.



Sabe-se que o leite materno é o melhor alimento para as crianças: é o único que lhe oferece protecção imunitária, não tem qualquer custo, e além do mais é muitíssimo prático, já que está disponível a todo o momento, sempre à temperatura ideal, e não é necessário esterilizá-lo.

É, por outro lado, raríssimo que os bebés alimentados com leite materno se constipem. Mas fique tranquila: se por alguma razão o seu bebé tiver de tomar leite de fórmula, os disponíveis no mercado permitir-lhe-ão alimentar-se bem.

Os bebés alimentam-se exclusivamente com leite – quer seja materno ou de fórmula – até ao quarto mês de vida, momento em que se incorporam na alimentação as primeiras papinhas.

Quanto come o bebé?

A quantidade de leite que uma criança deve tomar varia de acordo com a sua idade e com o seu peso. À medida que cresce, supostamente, requer maior quantidade. O cálculo pode fazer-se tendo em conta a capacidade gástrica do bebé, que alcança os 30 mililitros por cada quilo de peso. Por exemplo: um recém-nascido que pesa três quilos deve tomar 90 mililitros, aproximadamente.

Nos casos em que o bebé é amamentado mas que tem também de tomar um suplemento, deve sempre amamentá-lo primeiro e decorridos alguns minutos oferecer-lhe o biberão. Não convém esperar um lapso de tempo maior, para evitar que se desorganizem os horários e o ritmo da alimentação. Se depois do peito não quer tomar o biberão, isso significa que está satisfeito.

As crianças alimentam-se a cada três horas, aproximadamente. Geralmente, os intervalos são maiores com a provisão de leite de fórmula, já que a digestão se torna mais lenta do que com o leite materno. Quanto mais pequeno é o bebé, menores podem ser as pausas.

No momento em que se incorporam outros alimentos à dieta, os intervalos de alimentação com biberão tendem a tornar-se mais prolongados. Ao completar um ano, habitualmente, dá-se-lhe um biberão pela manhã, outro à tarde e um terceiro à noite. Não entanto, nesta idade qualquer biberão pode ser substituído por uma sobremesa, fruta, iogurte ou outro alimento.

E se a mamã não está?

Se a mamã tem de se ausentar ou tem de regressar ao trabalho, a criança necessariamente deverá ser alimentada com biberão. Neste caso, é aconselhável que o pequenito pratique com antecipação como tomar o biberão, e do mesmo modo, a pessoa que o vai cuidar deverá ensaiar como dar-lho.

Muitas vezes, quando a mãe tenta incorporar o biberão, o bebé recusa-o. Isto não quer dizer que o recusará quando ela não estiver presente, mas sim que a passagem do peito para o biberão deve ser realizada por outra pessoa, já que o bebé reconhece a sua mãe pelo odor do leite e pelos seus próprios aromas.

Leite de fórmula

O leite adaptado possui muitos nutrientes essenciais, na quantidade e percentagem adequadas, que o leite comum não contém. Com efeito, se bem que a base dos mesmos seja um leite comum, retiram-se-lhe os elementos que um bebé pequeno não pode ingerir e adicionam-se-lhe outros nutrientes necessários.

Por exemplo, o leite de vaca possui proteínas em excesso, incompatíveis com a boa digestão do bebé e falta-lhe ferro, portanto, está contra-indicado no primeiro ano de vida. Ao leite adaptado, pelo contrário, retiram-se-lhe essas proteínas e adicionam-se-lhe vitaminas, ferro, aminoácidos, etc.

Os leites adaptados podem ser líquidos – muito práticos, mas com preços mais elevados – ou em pó. Neste caso, preparam-se a 15 por cento, ou seja: uma medida rasa por cada 30 mililitros de água. Também existem os leites de transição, que são um intermédio entre os leites adaptados e o leite de vaca comum.

Administram-se entre os seis e os doze meses de idade, e prepararam-se a 15 por cento: uma medida rasa para cada 30 mililitros de água. A partir do primeiro ano, o bebé já pode ingerir leite comum de vaca. De facto, actualmente há distintas classes, enriquecidas com cálcio, ferro e vitaminas A e D. No caso dos bebés prematuros, existem também leites especiais.

Como escolher os biberões e as tetinas

Não há demasiados segredos na escolha dos biberões. No entanto, na hora de escolher convém inclinar-se por aqueles de marcas reconhecidas, para estar segura de que são feitos com matérias não tóxicas.

O importante neste sentido é a tetina: deve contar com duas ou três saídas que permitam a circulação de ar para evitar que o bebé o engula (se a tetina não tem suficientes perfurações, a mamã pode realizar – cuidadosamente – algumas com uma agulha ao rubro).

Por outro lado, se bem que um só biberão chegue para alimentar o bebé, não é o mais prático, já que depois de usá-lo é preciso lavá-lo com muita água e sabão ou detergente, retirar os resíduos de leite com uma escova para biberões, enxaguar muito bem e finalmente esterilizar.

Se existe a possibilidade de contar com alguns biberões, torna-se muito mais cómodo, já que é possível esterilizar todos juntos ao final do dia. No que diz respeito às tetinas, as considerações são similares.

Em geral, o bebé gosta de uma em particular, como no caso da chupeta, independentemente de ser em borracha, silicone, mais redonda ou com forma anatómica. A decisão é do pequenito. Não obstante, convém dispor de algumas tetinas do modelo que o bebé escolheu, para o caso de se perderem ou rasgarem.

A selectividade das tetinas, habitualmente, acontece só até ao oitavo ou décimo mês. Depois, quando se habitua a comer diferentes alimentos, não há tantos problemas.

E se sobra leite?

O leite que sobra no biberão não deve voltar a ser utilizado. Por isso, uma vez que sabe quanto o bebé consome, o ideal é preparar a quantidade adequada, e se sobra algo, deite-o fora. Se o bebé toma leites líquidos empacotados em tetrapack, não é necessário fervê-los ao abrir o pacote, porque vêm esterilizados.

Neste caso, o que sobra dentro do pacote, deve ferver-se durante 10 minutos antes de se dar ao pequenito. Estas precauções devem tomar-se até aos 12 meses de vida. Depois desta idade, não é necessário ferver o leite, todas as vezes, se esteve no frigorífico todo o tempo e não se rompeu a cadeia de frio.

Precauções

Quando o leite é "longa vida" (os que não necessitam de frio enquanto estão fechados) e a marca reconhecida, não é necessário fervê-lo se o bebé tem mais de 12 meses. Mas uma vez aberto o pacote, deve conservar-se no frigorífico.

Ao contrário, se se trata de um leite comum deve ferver-se sempre antes de consumir, especialmente quando não estamos certos de ter respeitado a cadeia de frio.

Como esterilizar o biberão

A esterilização do biberão pode ser feita através da utilização de um esterilizador. No entanto, a forma mais simples consiste em colocar todas as partes do biberão numa panela com água e fazê-la ferver por dez minutos (não mais), depois da água ter entrado em ebulição. Depois, deve secar-se correctamente e guardar-se tapado no frigorífico.

Na hora de lhe dar o biberão...

- A melhor posição na hora de administrar o biberão é a clássica de amamentar: o bebé deve estar semi-sentado, num ambiente ameno, sem ruídos e aproveitando também o contacto corporal. É fundamental que seja um momento tranquilo, especialmente durante os primeiros meses.

- O biberão deve estar sempre semi-inclinado. É muito importante que o leite banhe todo o tempo a tetina para que não entre ar, já que o pequenino o engoliria, em vez do leite.

- Nunca se deve dar o biberão ao bebé quando está deitado, já que esta posição favorece a regurgitação e o aparecimento de otites.

- Nos bebés maiores, não devem adicionar-se ao leite substâncias açucaradas, porque favorecem o aparecimento de cáries e a diminuição do apetite.

- Depois de terminar de beber o leite, devemos deixar o bebé descansar na posição vertical. Pode arrotar ou não, e isso dependerá da quantidade de ar que ingeriu. Mas não é uma questão imprescindível.

Preparação do biberão

Depois de lavar correctamente as mãos com água e sabão e de pegar o biberão previamente esterilizado, os passos para prepará-lo são:

- Se se trata de leite adaptado em pó, a proporção indicada é uma medida rasa para cada 30 mililitros de água.

- Deve utilizar-se água corrente (da torneira) previamente esterilizada, ou seja, que tenha fervido durante dez minutos.

- Os bebés tomam o leite à temperatura corporal, por volta de 37ºC, de maneira que o biberão pode aquecer-se debaixo da torneira de água quente ou em banho-maria.

- Para testar a temperatura do leite, deixe cair umas gotinhas sobre as costas da mão ou no antebraço, que são as zonas mais sensíveis.

- O leite materno não tolera o uso do microondas, pois perde todas as imunoglobinas (anticorpos).

- Se bem que o leite adaptado como o leite comum de vaca se possam aquecer no microondas, não é o mais recomendado: o calor não é uniforme e é preciso ter muito cuidado para não queimar o bebé. Antes de lhe dar ou de experimentar na mão ou no braço, convém misturá-lo para que todo o conteúdo do biberão tenha a mesma temperatura.


Fonte: Sapo Bebé
Ir para o topo Ir para baixo
 
Biberão: um bom aliado
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Ser mulher :: Mamãs e bebés :: Alimentação infantil-
Ir para: