nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Pedida inconstitucionalidade da ASAE

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Ana Isabel
Membro d'Ouro
Membro d'Ouro
Ana Isabel


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 2258

Pedida inconstitucionalidade da ASAE Empty
MensagemAssunto: Pedida inconstitucionalidade da ASAE   Pedida inconstitucionalidade da ASAE EmptyTer 26 Ago - 16:02

A associação de direito privado Defeso interpôs hoje uma acção no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa para que seja declarada a inconstitucionalidade do estatuto de Polícia Criminal da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica). "Entregámos no tribunal uma acção para a fiscalização sucessiva da constitucionalidade da formação da ASAE como órgão de Polícia", explicou o advogado José Manuel Castro.

Em causa está o facto de a ASAE ser estatutariamente um órgão de Polícia Criminal definido por decreto-lei governamental e não por via parlamentar. "A atribuição do estatuto de Polícia é uma reserva da competência da Assembleia da República que não foi respeitada. Este assunto tem gerado alguma divergência doutrinária entre juristas", afirmou o também o presidente da Defeso.

O constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia já afirmou que o Governo necessitava de uma autorização legislativa do Parlamento para definir o estatuto da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica enquanto órgão de Polícia. Além desta matéria, a associação pediu também ao tribunal que "proíba a ASAE de ditar boas práticas".

Um dos exemplos citados por José Manuel Castro prende-se com as normas divulgadas no site da entidade sobre a colocação de arranjos florais nos casamentos. "As boas práticas apresentadas no site da ASAE não têm qualquer fundamento legal, são normas inconstitucionais, são orientações ambíguas, indefinidas e sem qualquer suporte técnico", referiu o advogado.
Neste caso concreto, José Manuel Castro alerta para o facto de os inspectores "serem polícias e, em nome dessas práticas, poderem estragar um matrimónio ou mesmo acusar os noivos ou a empresa responsável pela festa de desobediência qualificada".

A ASAE sustenta no seu site que "não existe requisito legal que regulamente a matéria em causa", acrescentando que também "não existe impedimento de colocar nas salas de refeições (incluindo sobre as mesas) e/ou nas zonas comuns flores naturais e ou plantas de ornamento".

Porém, lê-se, deve-se "avaliar se as plantas estão colocadas em local que embora afastado fisicamente das zonas onde os géneros alimentícios são preparados, tratados ou transformados, possa permitir o perigo de contaminação, devido por exemplo ao fluxo de ar passar dessas zonas para as zonas consideradas limpas, como a cozinha". E ainda "se na sala de refeições são realizadas actividades de preparação e/ou exposição de alimentos que possam condicionar a eventual utilização das plantas naturais como ornamento".

Estas "boas práticas" são classificadas pela associação Defeso como "um exemplo do fundamentalismo exacerbado da ASAE".

O âmbito de actuação desta autoridade tem gerado polémica em diversos sectores da sociedade. Em Janeiro, o CDS-PP criou um endereço electrónico para receber testemunhos de pessoas ou empresas que se consideram prejudicadas pelas acções de inspecção da ASAE, uma caixa de reclamações e opiniões.
Posteriormente, o partido de Paulo Portas exigiu a demissão do inspector-geral da ASAE, António Nunes, na sequência da descoberta de um documento com objectivos quantificados para os inspectores, que o responsável afirma ter sido distribuído por engano.

A Defeso, segundo o seu presidente, é uma associação de direito privado que tem cerca de 500 aderentes, entre comerciantes e particulares.

In expresso.pt
Ir para o topo Ir para baixo
http://miss-gourmet.blogspot.com
nikita
Membro Diamante
Membro Diamante
nikita


Feminino
Sagitário Dragão
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 5101
País : Pedida inconstitucionalidade da ASAE Por10
Humor : Normalmente em alta!
Rainha do mês : Pedida inconstitucionalidade da ASAE 23686410
Coz. do mês : Pedida inconstitucionalidade da ASAE 52153412

Pedida inconstitucionalidade da ASAE Empty
MensagemAssunto: Re: Pedida inconstitucionalidade da ASAE   Pedida inconstitucionalidade da ASAE EmptyTer 26 Ago - 23:01

Eu trabalho em restauração, e lá temos todos os cuidados e mais alguns, somos muito rigorosos na higiene e segurança alimentar, e de facto, de acordo com o que aprendi por experiencia própria e também em acções de formação, as flores nos bolos de noiva estragam tudo o que tenha a ver com segurança alimentar.
Nós desinfectamos todas as frutas e legumes antes de serem utilizados, as flores nem lavadas são...
Ficam muito bonitas, mas numa análise laboratorial tenho a certeza que dava maus resultados!
Ir para o topo Ir para baixo
 
Pedida inconstitucionalidade da ASAE
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ASAE acumulou desde 2006 mais de um milhão de artigos
» Recomendação da ASAE
» Asae apreende óleo de girassol
» Asae acusada de ajudar a subverter a lei do tabaco
» Tribunal da Relação de Lisboa considera ASAE inconstituciona

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: