nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Linha do Tua: investigação associa os dois últimos acidentes

Ir para baixo 
AutorMensagem
anita
Membro Diamante
Membro Diamante
anita


Feminino
Libra Cavalo
Inscrição : 04/04/2008
Nº de Mensagens : 2711
País : Linha do Tua: investigação associa os dois últimos acidentes Por10
Emprego/lazer : Professora
Humor : Sempre bem disposta

Linha do Tua: investigação associa os dois últimos acidentes Empty
MensagemAssunto: Linha do Tua: investigação associa os dois últimos acidentes   Linha do Tua: investigação associa os dois últimos acidentes EmptyQua 29 Out - 8:54

O relatório do Gabinete de Investigação de Segurança e Acidentes Ferroviários (GISAF) relaciona o acidente de 22 de Agosto na linha do Tua com o que ocorreu dois meses antes em circunstâncias idênticas. O documento foi disponibilizado hoje.

O GISAF conduziu uma investigação própria ao acidente de 22 de Agosto e concluiu que o descarrilamento desse dia "não pode ser dissociado" do verificado em 6 de Junho, dois meses antes, na mesma linha.

O relatório do GISAF foi também disponibilizado na página da Internet do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC), juntando-se ao da comissão de inquérito nomeado pelo ministério, que apontava para defeitos na linha e na automotora.

As conclusões do GISAF vão no mesmo sentido, mas são mais contundentes em relação ao estado da linha, classificando as situações detectadas de "inadmissíveis".

Depois de ouvidas várias entidades e pareceres, aquele organismo concluiu que "a causa directa do acidente [de 22 de Agosto] foi o resultado da acção produzida pelos sucessivos e alternados empenos existentes na via, atingindo valores inadmissíveis no local onde ser verificou o descarrilamento".

"O empeno existente provocou a perda do contacto da roda esquerda da frente do veículo, a roda de guiamento, com o carril", originando descarrilamento que matou uma pessoa e provocou quatro feridos graves e 39 ligeiros.

O GISAF entende que este acidente e o descarrilamento ocorrido a seis de Junho, em outro ponto, mas na mesma zona da linha, "não podem ser dissociados". Na altura, uma carruagem tombou para a berma da via-férrea ferindo dois passageiros.

O relatório do GISAF refere-se ainda o facto de as automotoras ligeiras do Metro de Mirandela, que fazem o transporte ao serviço da CP, serem material mais leve que outras carruagens.

"O facto de estarmos perante veículos de tara ligeira, menos agressivos para a via, mas por outro lado, mais exigentes para com esta, não permite desconformidades como as agora verificadas", lê-se no relatório. O GISAF recomenda a "correcção imediata das irregularidades".

Dos quatro acidentes ocorridos na linha do Tua, com o mesmo número de mortes, os dois últimos estavam por esclarecer até hoje, situação agora resolvida com a divulgação dos relatórios da Comissão de Inquérito e do GISAF.


Fonte: Publico
Ir para o topo Ir para baixo
 
Linha do Tua: investigação associa os dois últimos acidentes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» voo 447 da Air France pedem investigação criminal
» Governo: prioridade à investigação de casamentos fictícios
» Análises a quatro casos em investigação deram negativos
» Murat arguido porque quis 'infiltrar-se' na investigação
» 50 mil portugueses imigraram pro Brasil nos últimos 6 meses

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: