nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 Portugueses compram menos carne

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
gargula
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Capricórnio Cobra
Inscrição : 18/02/2008
Nº de Mensagens : 5781
País :
Emprego/lazer : Técnica Administrativa
Humor : ha dias e dias ... lol

MensagemAssunto: Portugueses compram menos carne   Qui 11 Dez - 8:45

No mercado do Bolhão, esta quarta-feira, pouco ou nada se falava das dioxinas. Ao final da tarde soube-se que os técnicos da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar asseguraram que o consumo da carne de porco contaminada com dioxinas, detectada na Irlanda, não produz riscos para a saúde.

Para além da carne de porco, a Irlanda detectou dioxinas em três explorações de bovinos, mas nenhuma da carne foi exportada, anunciou ontem o ministro da Agricultura, Jaime Silva. Segundo a Secretaria de Estado do Comércio e Defesa do Consumidor, ao final do dia de ontem só faltava recolher 353 quilos da carne de porco importada da Irlanda, além de uma tonelada exportada para Angola e que ainda estará em trânsito.

Porém, segundo os talhantes do mercado tal não vai fazer diferença nas vendas. Porque mais que os efeitos das notícias dos últimos dias, sentem-se é as consequências da crise económica e do apertar do cinto das famílias.

Entre andaimes e obras de conservação, os comerciantes de carnes do Bolhão vão sobrevivendo, essencialmente, "por causa dos clientes que já cá vêm há 30 ou 40 anos e não nos deixam fechar", explica Vítor Ferreira, proprietário do talho e salsicharia Leandro. Apesar de ser conhecido pelos seus produtos de porco, não notou mudanças por causa das dioxinas. "Só usamos carne nacional e os clientes confiam em nós". Todavia, já não vende tanto como antigamente. Ou melhor, a lista de compras já não é a mesma: "até dia 15 vende-se lombo, febras e costoletas; depois do dia 15, é quase só ossinhos e rabos. Alguns dizem que é para os cães mas sabemos que é para eles".

Manuel Ferreira da Silva, proprietário de um talho no piso superior diz que "apesar de fazerem algumas perguntas sobre as dioxinas, os clientes compram na mesma". Verifica é que "há cada vez menos pessoas a procurar qualidade e a concorrência é tão grande que não dá para todos".

Também Alcino Sousa se queixa do mesmo. "A vida está muito má e o negócio também". Quanto às dioxinas diz que os seus fregueses não duvidam do que ele vende, mas reclama que "não há controle do que vem do estrangeiro, só há para o de cá. E vemos carne a preços baixíssimos. Eu pergunto: como é possível?"

O presidente da Federação dos Comerciantes de Carne, Jacinto Bento, disse ao JN que ainda é cedo para ver se as notícias das dioxinas produziram efeitos nas vendas, mas adianta que não há motivo para tal. "Mais de 65% da carne de porco que consumimos é nacional e quase 35% é de Espanha, portanto, as outras importações são residuais", explicou. Referiu, ainda, que por causa da crise económica muitas pessoas estão a virar-se para as carnes brancas como o porco e as aves. E mesmo assim adquirem menos. "Uma família que comprava 1,5 quilos de carne, agora compra apenas 1 quilo. Isto é muito constrangedor e está já a causar efeitos". De acordo com Jacinto Bento, no último ano, de Vila Franca de Xira ao Algarve, já fecharam 92 talhos.

O presidente da Associação de Retalhistas de Carne do Distrito do Porto, Francisco Vasconcelos, apesar de não conseguir quantificar, confirma que o mesmo se passa no Norte. "Já fecharam muitos talhos e, se não tiverem apoios, ainda vão fechar muitos mais".


IN Jornal de Noticias
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Portugueses compram menos carne
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: