nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Natal e Passagem de ano sem recolha lixo

Ir para baixo 
AutorMensagem
gargula
Membro Diamante
Membro Diamante
gargula


Feminino
Capricórnio Cobra
Inscrição : 18/02/2008
Nº de Mensagens : 5781
País : Natal e Passagem de ano sem recolha lixo Por10
Emprego/lazer : Técnica Administrativa
Humor : ha dias e dias ... lol

Natal e Passagem de ano sem recolha lixo Empty
MensagemAssunto: Natal e Passagem de ano sem recolha lixo   Natal e Passagem de ano sem recolha lixo EmptyQua 17 Dez - 8:56

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Admnistração Local anuncia, esta quarta-feira, que não haverá recolha do lixo no Natal e no final do ano. A greve de quatro dias serve como protesto à intenção da Câmara do Porto de privatizar os serviços.

Na prática, a cidade do Porto corre o risco de ficar amontoada de lixo em datas cruciais de festas como são os próximos dias 24 e 25 e 31 e 1 de Janeiro.

Esta é a forma de luta encontrada por 270 trabalhadores da higiene urbana da Câmara do Porto que condenam o facto da Autarquia os "empurrar" para empresas privadas, temendo, assim, perderem alguns direitos pelo facto de deixarem de estar vinculados à Função Pública.

"Face à tentativa ilegal da Câmara Municipal do Porto de 'empurrar' 270 trabalhadores para empresas privadas", fonte do STAL, confirmou ontem, ao JN, que a forma de protesto prevista para as próximas semanas "é deixar a cidade do Porto sem recolha de lixo no Natal e no Ano Novo". "Para a Câmara fazer com que 270 trabalhadores suspendam as suas funções da entidade pública é obrigatório que esta estabeleça pré-acordos com os funcionários. O que, na prática, não aconteceu", acrescentou a mesma fonte.

De lembrar que, já no ano passado, o STAL avançou com uma greve à recolha do lixo nos dias 31 de Dezembro, 1 e 2 de Janeiro.

Na altura, os trabalhadores protestavam contra a elaboração do mapa de turnos que previa a prestação de trabalho aos fins-de-semana, a fim de evitar a acumulação de lixo nas ruas.

Há um ano, enquanto João Avelino, do STAL, confirmava que 80% dos trabalhadores da recolha do lixo da Câmara do Porto tinham aderido à greve, o vereador do Ambiente, Álvaro Castello-Branco, afirmou que a greve contava com a adesão de 41% dos trabalhadores.

Durante essa greve de três dias, o STAL acusou a Câmara do Porto de "infringir gravemente a lei da greve" ao contratar uma empresa privada para proceder à limpeza das ruas. Versão negada pelo vereador do Ambiente da Autarquia, que admitiu, porém, que foram contratados 15 trabalhadores a uma empresa privada "porque dos 50 cantoneiros requisitados pelo Ministério do Trabalho para cumprir serviços mínimos apenas 35 compareceram ao trabalho".

Na mesma altura, o STAL prometeu "avançar para tribunal" contra a Câmara do Porto, caso a Autarquia decidisse "voltar a contratar a Serurb para fazer a recolha de lixo".

O JN tentou, sem sucesso, obter uma reacção da Câmara do Porto à greve marcada para os dias 24 e 25, 31 e 1 de Janeiro.

IN Jornal de Noticias
Ir para o topo Ir para baixo
 
Natal e Passagem de ano sem recolha lixo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duas crianças abandonadas no meio do lixo
» Governo aprova hoje passagem a fundação de três instituições
» Esclarecimento sobre a recolha voluntária do medicamento Ben
» A minha mesa na passagem de ano
» Mergulhadores recolhem 77 kg de lixo do fundo do mar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: