nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Caso Esmeralda: Ordem dos Médicos critica decisão do tribuna

Ir para baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : Caso Esmeralda: Ordem dos Médicos critica decisão do tribuna Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : Caso Esmeralda: Ordem dos Médicos critica decisão do tribuna 23686410 Caso Esmeralda: Ordem dos Médicos critica decisão do tribuna 23686410 Caso Esmeralda: Ordem dos Médicos critica decisão do tribuna 23686410 Caso Esmeralda: Ordem dos Médicos critica decisão do tribuna 23686410 Caso Esmeralda: Ordem dos Médicos critica decisão do tribuna 23686410

Caso Esmeralda: Ordem dos Médicos critica decisão do tribuna Empty
MensagemAssunto: Caso Esmeralda: Ordem dos Médicos critica decisão do tribuna   Caso Esmeralda: Ordem dos Médicos critica decisão do tribuna EmptySex 16 Jan - 18:25

A Direcção do Colégio da Especialidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da Ordem dos Médicos (OM) critica a decisão do Tribunal de Torres Novas de entregar a menor Esmeralda Porto ao pai biológico, Baltazar Nunes, noticia esta sexta-feira a edição online do jornal Público.

Segundo um parecer a que o jornal teve acesso, aquele órgão da OM considera que a decisão ««aponta, claramente, para um desrespeito judicial (…) pelas opiniões técnicas (...) formuladas por sucessivas equipas multidisciplinares de Saúde Mental Infantil».

O documento refere ainda que a alteração da atitude da criança face ao pai pode «a breve trecho, a transformar-se em sintomas psicopatológicos da área depressiva».

«A anuência, aparentemente sem conflito, da Esmeralda em ficar a viver com o Sr. Baltazar Nunes, como que apagando tudo o que estava para trás, apagando a ligação forte que tinha aos pais ‘afectivos’ e ‘esquecendo’ a sua recusa terminante em deixar de viver com eles (…) deveria causar preocupações ao Tribunal e não satisfação pelo conseguido», indica o parecer.

Os autores consideram que a «normalização» da atitude «se deveu, com toda a probabilidade, a uma ‘estratégia de sobrevivência’ de uma criança insegura, que se forçou a deixar para trás, recalcando, o que se transformara numa fonte de permanente conflito e pressionamento».

O documento contesta ainda a pedopsiquiatra responsável pelo acompanhamento de Esmeralda, Ana Vasconcelos, lembrando que esta anunciou na televisão, no final de 2007, que seria «fácil e ao seu alcance, convencer a Esmeralda a ir viver com o Sr. Baltazar Nunes, afirmando, ainda, que tal ida, com o seu apoio, não acarretaria quaisquer danos para a menor».

«Aparentemente, este processo só pararia quando viesse a ser encontrado alguém que se mostrasse em inteiro acordo com as opiniões e decisões do Tribunal: curiosa concepção do que deveria ser o ‘respeito pelos superiores interesses da criança», conclui o parecer.
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
Caso Esmeralda: Ordem dos Médicos critica decisão do tribuna
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ordem dos Médicos desvaloriza falta de seguro
» Refém do assalto ao BES critica condições de segurança dos b
» Esmeralda entregue ao pai
» Tribunal de Cascais adia decisão da guarda de Martim
» Decisão de afastar Manuela Moura Guedes partiu de Lisboa

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: