nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Museus: Nove museus vão ter roteiros lúdicos para crianças d

Ir para baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : Museus: Nove museus vão ter roteiros lúdicos para crianças d Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : Museus: Nove museus vão ter roteiros lúdicos para crianças d 23686410 Museus: Nove museus vão ter roteiros lúdicos para crianças d 23686410 Museus: Nove museus vão ter roteiros lúdicos para crianças d 23686410 Museus: Nove museus vão ter roteiros lúdicos para crianças d 23686410 Museus: Nove museus vão ter roteiros lúdicos para crianças d 23686410

Museus: Nove museus vão ter roteiros lúdicos para crianças d Empty
MensagemAssunto: Museus: Nove museus vão ter roteiros lúdicos para crianças d   Museus: Nove museus vão ter roteiros lúdicos para crianças d EmptyTer 20 Jan - 21:05

Nove guias de museus dirigidos aos mais jovens foram hoje lançados, em Lisboa, com o objectivo de levar estes públicos a aprender de forma lúdica sobre outras culturas, sublinharam os responsáveis pelo projecto "Museu, espelho meu".

O lançamento decorreu na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, com a presença da autora dos guias, Sofia Lapa, e responsáveis pelas entidades envolvidas no projecto, a Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse, e a secretária de Estado da Cultura, Maria Paula Fernandes dos Santos.

"Museu, espelho meu" é um projecto da responsabilidade do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Inter-Cultural (ACIDI), que desafiou o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) a escolher museus para participar.

Os nove roteiros de museus de Lisboa, Porto e Algarve foram criados especialmente para os públicos de três anos, seis anos e dez anos, e ainda foi concebido um roteiro para adultos, com um CD, que acompanhem as crianças nas visitas em contexto familar ou escolar.

São guias essencialmente lúdico-pedagógicos, com jogos, desafios à observação, imaginação, à aprendizagem e descoberta das obras dos acervos dos museus do paísLisboa, Porto e Algarve.

"As crianças e jovens vão aprender e apreender a interculturalidade de uma forma lúdica e educativa", destacou a responsável do ACIDI, Rosário Farmhouse, observando que muitos dos museus possuem peças representativas de outras culturas com ligação a Portugal, nomeadamente na Ásia e África.

"Serão mais um instrumento para aproximar estes públicos aos museus e aprender o respeito pelo outro, descobrir as semelhanças nas diferenças culturais, e desconstruir barreiras", frizou.

Em declarações à Agência Lusa no final da sessão - a que assistiram algumas dezenas de profissionais ligados aos museus e um grupo de crianças de uma escola de Lisboa - a secretária de Estado da Cultura, Maria Paula Fernandes dos Santos salientou a importância de um "projecto elucidativo do papel dos museus na sociedade".

Ao mesmo tempo, "é um projecto de inclusão, e vai na linha de uma grande preocupação dos museus nacionais em desenvolver cada vez mais os seus serviços educativos", acrescentou a secretária de Estado.

Sublinhou ainda a contribuição deste tipo de iniciativas para formar os novos públicos do futuro, observando que ,"quando crescerem, vão considerar um acto normal frequentar os museus e sentir-se bem nestes espaços".

Também destacou a realização de parcerias como "um dos caminhos para fazer coisas melhores".

"Juntando os saberes que temos, chegaremos a mais público", sustentou.

Os guias integram um circuito do Porto (com a Casa-Museu Guerra Junqueiro, o Museu Nacional Soares dos Reis e o Museu do Papel-Moeda), o circuito de Lisboa (a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional do Teatro e o Museu Nacional do Traje) e o circuito do Algarve (com o Museu Municipal de Faro e o Museu de Portimão).
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
Museus: Nove museus vão ter roteiros lúdicos para crianças d
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Museus em festa no fim-de-semana
» Nove falésias de risco no Algarve
» Nove feridos em motim na cadeia
» Corpo de idosa esteve nove anos num apartamento
» Um morto e nove feridos(concerto de madonna)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: