nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Livre acesso à Saúde na linha de fronteira

Ir para baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : Livre acesso à Saúde na linha de fronteira Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : Livre acesso à Saúde na linha de fronteira 23686410 Livre acesso à Saúde na linha de fronteira 23686410 Livre acesso à Saúde na linha de fronteira 23686410 Livre acesso à Saúde na linha de fronteira 23686410 Livre acesso à Saúde na linha de fronteira 23686410

Livre acesso à Saúde na linha de fronteira Empty
MensagemAssunto: Livre acesso à Saúde na linha de fronteira   Livre acesso à Saúde na linha de fronteira EmptyQui 22 Jan - 9:12

Quem vive perto da fronteira de Portugal com Espanha terá acesso livre aos dois sistemas de saúde, que poderão partilhar recursos humanos e materiais. O acordo será assinado esta quinta-feira, na Cimeira Luso-Espanhola de Zamora.

Tendo como pano de fundo uma grave crise económica - cuja discussão pelos primeiros ministros português, José Sócrates, e espanhol, José Luís Zapatero, levou mesmo a ajustes na agenda dos trabalhos - a Cimeira que decorre hoje em Zamora, Espanha, deverá estender a toda a zona de fronteira e a todas as valências médicas o sistema em vigor no Alentejo e que já permitiu a 400 grávidas de Elvas serem acompanhadas nos centros de saúde de Badajoz.

Além do acesso livre a cuidados médicos, os dois países poderão partilhar recursos humanos (médicos e enfermeiros) e materiais, como equipamento, adiantou fonte do Governo ligada ao processo.

No caso da assistência a grávidas, o protocolo hoje existente foi assinado entre a Administração Regional de Saúde do Alentejo e a autoridade homóloga espanhola. Agora, o chamado Acordo Quadro de Cooperação Sanitária Transfronteiriça implicará mudanças da legislação dos dois países para alargar a cooperação a toda a zona da raia.

"Queremos dar acesso mútuo às unidades de saúde dos dois lados da fronteira para melhorar os cuidados dados à população", adiantou fonte do Governo próxima ao assunto.

Os pormenores do acordo, como a data a partir da qual um habitante da zona da fronteira poderá ser sistematicamente assistido num centro de saúde do outro país, serão revelados hoje.

Será discutida pelos dois chefes de Governo e, dessa discussão, poderá sair um compromisso de actuação conjunta para minorar o impacto da crise económica que já levou a Península Ibérica à recessão, em 2008. A mesma fonte ressalvou que qualquer ajuda dada pelos Estados às empresas deve ser feita no âmbito das regras definidas pela União Europeia, mas é possível que os governos determinem medidas de intervenção comuns.

Entre elas poderá estar a participação conjunta em candidaturas a financiamento comunitário para projectos de investimento na zona da raia. Em causa poderá estar a candidatura para investimentos de âmbito regional.

Falta saber se os dois países concordarão com a criação de apoios coordenados a sectores de actividade com forte interdependência. No automóvel, por exemplo, a fábrica da Citröen na Galiza tem como fornecedora a indústria de componentes portuguesa, tal como o grupo Inditex (Corunha) faz uma parte importante da carteira de encomendas de muitas têxteis da região Norte. Recorde-se que o Governo português e a Associação do Têxtil e Vestuário estão a negociar um pacote de apoios ao sector, que deverá ser conhecido ainda este mês.

Estes são alguns dos temas a debater nas 14 reuniões sectoriais previstas para a manhã de hoje, em Zamora, que envolverão pelo menos 31 governantes portugueses (o ministro e o secretário de Estado do Trabalho não tinham presença confirmada). Neste ponto de vista, é a maior cimeira realizada entre os dois países. O último encontro, em Braga, deixou claro o momento de bom relacionamento institucional entre Portugal e Espanha.

Findo o encontro, os dois chefes de Governo descerão a Madrid, para encerrar um encontro ibérico de empresários, que lhes deixarão um conjunto de recomendações para combater a crise económica.
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
Livre acesso à Saúde na linha de fronteira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Linha SOS da DECO dá dicas a consumidores
» Mulher caiu na linha amarela do Metropolitano
» Procura de Tamiflu por espanhóis na fronteira algarvia reduz
» Corte no acesso das Amoreiras à ponte 25 de Abril
» Condução: Escolas contra acesso mais fácil a carta de mota

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: