nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Comité europeu mantém denúncia de violência nas prisões

Ir para baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : Comité europeu mantém denúncia de violência nas prisões Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : Comité europeu mantém denúncia de violência nas prisões 23686410 Comité europeu mantém denúncia de violência nas prisões 23686410 Comité europeu mantém denúncia de violência nas prisões 23686410 Comité europeu mantém denúncia de violência nas prisões 23686410 Comité europeu mantém denúncia de violência nas prisões 23686410

Comité europeu mantém denúncia de violência nas prisões Empty
MensagemAssunto: Comité europeu mantém denúncia de violência nas prisões   Comité europeu mantém denúncia de violência nas prisões EmptyQui 19 Mar - 9:12

O comité para a prevenção da tortura do Conselho da Europa considera que nada mudou nos últimos seis anos, a última vez que esteve em Portugal. O comité assegura que nada foi feito para travar a violência e os maus tratos nas esquadras e prisões portuguesas.

O comité para a prevenção da tortura do conselho da Europa garante que nada mudou desde 2003 para travar a violência e os maus tratos nas esquadras e prisões portuguesas.

No relatório são enunciados exemplos relativos aos maus tratos nas cadeias.

Em Monsanto, por exemplo, os inspectores do Comité Europeu apontam o caso de um detido que ao sair de uma sala de isolamento acompanhado por quatro guardas foi agredido violentamente até perder a consciência.

Os inspectores consideram os maus tratos inaceitáveis e recomendam por isso às autoridades portuguesas, que redobrem os esforços no sentido de terminarem estas práticas violentas.

Uma recomendação que mereceu resposta por parte das autoridades que garantem que já foram instaurados os inquéritos necessários a este tipo de situações.

Ainda nas cadeias, o comité denuncia as condições degradantes em que decorrem as revistas de prisioneiros, muitas das vezes feitas a frente de guarda prisionais femininas, ou a obrigação de recorrer a uma balde para fazer necessidades quando a cela não tem instalações sanitárias.

Uma prática que o comité caracteriza como «extremamente humilhante», embora tenham já a garantia por parte das autoridades que à excepção da cadeia de Pinheiro da Cruz, todas as outras já instalações sanitárias.

Os inspectores manifestam também preocupação face ao consumo de droga de heroina e cocaina no interior das prisões.

O documento refere como exemplo dessa prática, o estabelecimento de Coimbra, no qual a droga esteve na base de diversos desacatos na cantina, o estabelecimento prisional central do Porto, em que 30 a 50 por cento dos reclusos continua a consumir droga.

Uma situação que deve ser controlada por um reforço da vigilância que acabe com a oferta de estufacientes e reforce a assistência médica aos detidos toxicodeopendentes.

Em relação às esquadras, os inspectores detectaram numerosas queixas de agressões. Casos de murros, bofetadas, agressões com cassetetes e listas telefónicas, bem como ameaças verbais e com armas de fogo.

Acrescenta ainda o relatório, que numa das visitas efectuadas a uma instalação da PJ foram encontrados na sala de interrogatórios, bastões de basebol, uma pistola de plástico, mocas, artigos que indiciam condutas impróprias.

O Comité Europeu recomenda por isso a instalação de camaras de vídeo vigilância para monotorizar os agentes da autoridades.
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
Comité europeu mantém denúncia de violência nas prisões
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Prisões abrem a sexo gay
» Falido mantém vida de rei
» Portugueses mantêm viagens para México
» Inquérito Europeu: Portugueses insatisfeitos com qualidade d
» Comité Olímpico pondera acabar com tradição da chama olímpic

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: