nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 PSP e GNR reforçam efectivos nas praias

Ir para baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : PSP e GNR reforçam efectivos nas praias Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : PSP e GNR reforçam efectivos nas praias 23686410 PSP e GNR reforçam efectivos nas praias 23686410 PSP e GNR reforçam efectivos nas praias 23686410 PSP e GNR reforçam efectivos nas praias 23686410 PSP e GNR reforçam efectivos nas praias 23686410

PSP e GNR reforçam efectivos nas praias Empty
MensagemAssunto: PSP e GNR reforçam efectivos nas praias   PSP e GNR reforçam efectivos nas praias EmptyQui 25 Jun - 10:16

A PSP e a GNR apostam no reforço dos efectivos nas praias portugueses para fazer face ao volume de banhistas e ao previsível aumento de criminalidade nessas zonas


No caso da PSP, está previsto o reforço dos seus efectivos nas praias portuguesas sob sua jurisdição durante a Operação Verão Seguro 2009, sendo este ano o dispositivo humano utilizado superior a 24 mil efectivos, apoiados por mais de 7.000 meios mecânicos.

O policiamento das praias do país será partilhado com a GNR, cabendo a esta força todo o controlo das praias fluviais e da zona da Costa da Caparica, costa alentejana e Algarve, numa operação que irá, segundo o comando-geral, envolver todo o dispositivo disponível da instituição, que conta com mais de 25 mil militares.

Fonte da Direcção Nacional da PSP adiantou à agência Lusa que, a partir de 26 de Junho até 15 de Setembro, no âmbito da Operação Verão Seguro será incrementada a presença dos meios policiais, humanos e materiais, junto das praias e zonas envolventes, áreas turísticas, comerciais, residenciais e eixos rodoviários.

Nestas operações, a PSP vai usar a Unidade Especial de Polícia, através do Corpo de Intervenção, para reforço do policiamento em todas as praias e zonas turísticas da sua jurisdição, onde empregará também o Grupo Operacional Cinotécnico (binómio cão/homem).

Está também prevista a utilização de «equipas velocipédicas» para já nas zonas de Lisboa, Beja e Aveiro.

Em 2008, a PSP utilizou cerca de 24.000 efectivos (homens e mulheres) e este ano conta aumentar o número, apoiado por mais de 7.000 meios materiais, entre carros motas e bicicletas, mas os números oficiais só serão conhecidos na apresentação oficial da campanha Operação Verão Seguro 2009.

Por seu turno, fonte do Comando-Geral da GNR disse que na Operação Verão 2009 (nome idêntico ao da PSP) «será feita uma taxa de esforço suplementar», orientando «os meios para garantir uma maior e melhor segurança nos locais de grande concentração de pessoas».

De acordo com a mesma fonte, a GNR vai apostar em quatro grandes áreas de intervenção: zonas de grande afluência turística, trânsito, florestas e residências fechadas.

Será ainda dado destaque às feiras e romarias que tradicionalmente se realizam nesta época do ano, bem como aos emigrantes que regressam a Portugal para visitar a família.

No que se refere às zonas balneares, a GNR estará em todo o Algarve (com excepção das praias policiadas pela PSP), costa alentejana, Costa da Caparica (desde a Lagoa de Albufeira até à Trafaria), desde Cascais até Peniche, costa de Aveiro e costa a Norte do Porto.

Para além dos militares que já estão a prestar serviço nas zonas, integrados no dispositivo normal, será feito um reforço nas zonas de maior afluência com elementos da Unidade de Intervenção e Unidade de Segurança e Honras de Estado.

A Unidade de Intervenção, com o apoio das equipas cinotécnicas da guarda vai estar nas zonas de maior concentração de turistas na faixa litoral, «para garantir um patrulhamento mais visível».

À Unidade de Segurança e Honras de Estado cabe as patrulhas a cavalo e patrulhas ciclo, «que pela sua vertente mais ecológica têm eficácia grande nas zonas balneares».

Segundo a mesma fonte, nas zonas com maior número de estrangeiro estarão disponíveis equipas de militares especializados em línguas, como acontece com a PSP.

A GNR vai disponibilizar uma maior atenção aos parques de estacionamento das praias e locais de grande concentração, utilizando militares dos Núcleos de Investigação Criminal à civil, tanto homens como mulheres, em muitos casos vestindo apenas fato de banho.

Lusa / SOL
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
PSP e GNR reforçam efectivos nas praias
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Praias recuam 2 metros
» Época balnear começa hoje com praias vazias
» Morreram 16 pessoas nas praias portuguesas desde Junho
» Época balnear: 15 pessoas morreram nas praias portuguesas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: