nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 inadmissível falta de especialistas em unidades oncológicas

Ir para baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : inadmissível falta de especialistas em unidades oncológicas Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : inadmissível falta de especialistas em unidades oncológicas 23686410 inadmissível falta de especialistas em unidades oncológicas 23686410 inadmissível falta de especialistas em unidades oncológicas 23686410 inadmissível falta de especialistas em unidades oncológicas 23686410 inadmissível falta de especialistas em unidades oncológicas 23686410

inadmissível falta de especialistas em unidades oncológicas Empty
MensagemAssunto: inadmissível falta de especialistas em unidades oncológicas   inadmissível falta de especialistas em unidades oncológicas EmptySeg 20 Jul - 13:40

A Ordem dos Médicos classifica como inadmissível a conclusão de um estudo do Coordenador Nacional de Doenças Oncológicas, que revela que em mais de dez hospitais portugueses, as unidades oncológicas funcionam sem um único especialista.


Em causa está um estudo feito pelo Coordenador Nacional e Doenças Oncológicas e revelado, esta segunda-feira, pelo Diário de Notícias, segundo o qual 13 hospitais em Portugal têm serviços de oncologia que funcionam sem um médico especialista.

Perante esta conclusão preliminar de um inquérito feito aos hospitais no final de 2008, a Ordem dos Médicos considera inadmissível esta situação.

Segundo o presidente do Colégio de Oncologia da Ordem dos Médicos, Jorge Espirito Santo, tratar doentes com cranco, sem equipas multidisciplinares e sem oncologistas é inaceitável.

«No cancro não há uma segunda oportunidade, ou se escolhe a opção mais eficaz e se executa devidamente essa opção terapêutica, ou certamente os resultados, em termos de sobrevivência vão ser piores», revela Jorge Espirito Santo.

Em Portugal, a falta de especialistas em oncologia não é a única razão para este problema. «Há mais doentes, há doentes a viver muito mais tempo, este aumento do volume dos doentes transforma insuficientes os oncologistas existentes»

Outra explicação é «o facto de haver, em alguns hospitais, a tradição de tratar o doente com cancro de forma isolada. Não há multidisciplinaridade e o doente é manejado individualmente pelos especialistas da area, mas essa é uma má prática».

O presidente do Colégio de Oncologia da Ordem dos Médicos propõe, a curto prazo, uma «reorganização em rede da prestação de cuidados» e «que os profissionais possam deslocar-se entre instituições».

A falta de oncologistas afecta, sobretudo o interior e o Alentejo, em Portugal há 110 especialista activos, mas segundo Jorge Espirito Santo o ideal seria existir o dobro.

fonte:TSF
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
inadmissível falta de especialistas em unidades oncológicas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» PORQUÊ OS PRESERVATIVOS VÊM EM PACOTES DE 3, 6 E 12 UNIDADES
» Governo anuncia 400 unidades de apoio a desempregados
» Ordem dos Médicos desvaloriza falta de seguro
» Os Magalhães em falta serão distribuídos antes da Páscoa
» Sete mil agentes em falta na PSP

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: