nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 lista de espera para vacinas contra gripe sazonal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País :
Humor : bom por norma
Rainha do mês :

MensagemAssunto: lista de espera para vacinas contra gripe sazonal   Qui 10 Set - 8:12

Centenas de pessoas já reservaram a vacina contra a gripe sazonal, que chegará às farmácias a 15 de Setembro, existindo pedidos feitos há meses e muitas dúvidas sobre as diferenças entre a gripe comum e a causada pelo H1N1.



Em ano de pandemia de gripe, embora causada por um vírus novo (H1N1), os portugueses parecem estar mais cautelosos do que nunca, estando a crescer as listas de pedidos de reserva da vacina contra a gripe sazonal.

Estes pedidos de reserva acontecem todos os anos, mas em várias farmácias portugueses estão a chegar mais cedo que o habitual.

À Farmácia Líbia, em Lisboa, os pedidos começaram a chegar em Julho. Este estabelecimento conta já com mais de cem pedidos de vacina. Trata-se de doentes crónicos e idosos que, cada vez mais, e respondendo ao apelo das autoridades de saúde, se vacinam todos os anos.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) elegeu como grupos prioritários da vacinação contra a gripe sazonal as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, com mais de seis meses de idade, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (lares de idosos, por exemplo).

Apesar de a DGS já ter afirmado, por várias vezes, que a vacina contra a gripe sazonal "não confere protecção contra o vírus da gripe A pandémica", existem ainda muitas pessoas que abordam os farmacêuticos na esperança de que a vacina que começa a ser vendida em Setembro também proteja contra o vírus H1N1.

"As pessoas fazem muitas perguntas e querem saber se, ao vacinar-se contra a gripe sazonal, também ficam protegidas contra a gripe A", disse à Lusa Sílvia Cid, farmacêutica na Farmácia Líbia.

Os pedidos acumulam-se nas farmácias de norte a sul do país, conforme a Lusa confirmou junto de alguns estabelecimentos.

A Farmácia Padrão, no Porto, tem uma lista de espera a crescer. Alguns doentes já deixaram a receita médica para garantir a compra deste produto, como contou Manuel Lopes, técnico nesta farmácia.

Na Tábua, a Farmácia Quaresma também tem algumas vacinas pedidas. Os idosos e os doentes crónicos são os principais autores destes pedidos.

A Farmácia Palmeirim, em Almada, junta pedidos desde Agosto. Apesar de não notar grande diferença em relação ao ano passado, a técnica Solange Silva sabe que são os idosos e os doentes crónicos os mais preocupados em garantir a sua vacina.

Em Évora, os pedidos aumentaram nos últimos dias. À Farmácia Paços já chegaram cerca de 30 pedidos, mas muitas mais perguntas e dúvidas sobre a pandemia, como sublinhou a farmacêutica Raquel Paços.

"As pessoas fazem muitas perguntas, querem saber quando chega a vacina contra a gripe A e se vai ser vendida nas farmácias", frisou.

Na Farmácia Central, em Tavira, são 20 as vacinas encomendadas. Os pedidos começaram na semana passada, mas muito antes já os clientes manifestavam preocupações com a gripe pandémica, como disse à Lusa o técnico Laurentino Coelho.

"Explicamos o que é a gripe A e os procedimentos em relação ao medicamento (Oseltamivir), do qual não fazemos reservas", disse.

Para a época gripal 2009/2010, as receitas médicas com prescrição exclusiva de vacina contra a gripe, emitidas a partir de 01 de Setembro de 2009, são válidas até 31 de Dezembro do corrente ano.

Em Portugal, são comercializadas sete vacinas contra a gripe para a época gripal 2009/2010.

Lusa
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
lista de espera para vacinas contra gripe sazonal
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: