nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 A salsa

Ir para baixo 
AutorMensagem
rya
Membro Diamante
Membro Diamante
rya


Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País : A salsa Por10

A salsa Empty
MensagemAssunto: A salsa   A salsa EmptyTer 4 Mar - 16:33

A SALSA, para tonificar o seu organismo e aromatizar os seus petiscos
(do latim "Petroselinum Sativum")



História: A salsa é originária das regiões orientais da bacia mediterrânica e, devido às suas propriedades medicinais, a sua utilização remonta a mais de dois mil anos.

Na antiga Grécia, a salsa era dedicada a Perséfona, a esposa de Hades e rainha do Mundo subterrâneo, e decoravam-se as sepulturas com coroas de salsa. Os vencedores dos jogos Nemeanos ou Ístmicos - que substituiram os anteriores jogos fúnebres onde se comemorava a morte de personagens importantes - eram igualmente homenageados com coroas de salsa, conforme nos canta o poeta grego Anacreon (VI século a.C.).


O célebre médico Galeno diz ter copiado do templo de Asclépio (o deus grego da Medicina), na ilha de Cós, uma fórmula antiga atribuída a Hipócrates que era composta por salsa, tomilho, funcho e anis, plantas que eram depois reduzidas a pó e misturadas ao vinho. Quando se referiam a alguém que estava a morrer, os Gregos costumavam usar a frase "estar a precisar de salsa".

Na Roma antiga, usava-se a salsa para dar sabor aos alimentos e decorar os pratos, e os Romanos punham-na à volta do pescoço durante os banquetes pois julgava-se que absorvia os vapores do vinho. Colocavam-na também nos pratos para proteger a comida de possível contaminação e porque acreditavam que evitava as intoxicações. Usavam-na ainda para purificar o banho e afastar o infortúnio. Os Romanos foram os primeiros povos a consumir a salsa em larga escala.

Na Idade-Média, acreditava-se que a salsa era uma das plantas que cresciam no jardim das bruxas e que as suas sementes iam e vinham nove vezes de visita ao diabo antes de germinarem. Esta crença tem a sua origem na Grécia antiga, onde as pessoas acreditavam que as sementes de salsa visitavam o mundo subterrâneo (outro-mundo) antes de despontarem. Acreditava-se ainda que se podia matar uma pessoa apanhando um pé de salsa e pronunciando ao mesmo tempo o nome dessa pessoa.

Segundo Santa Hildegarda von Bingen, que viveu no século XII, o vinho de resina à base de salsa estimula a circulação sanguínea.

A salsa foi levada para o Novo Mundo no século XVII, onde se tornou uma das ervas aromáticas mais utilizadas em culinária.

Origem do nome: O nome latino petroselinum deriva da palavra grega petra, que significa "pedra" ou "rocha", e selinon que designa as plantas umbelíferas próximas do aipo como a salsa propriamente dita, mas é possível que o nome evoque a utilização medicional da planta contra os cálculos (petra=pedra) dos rins ou da vesícula.

Cultivo: A salsa é uma planta simples que encontra sempre um lugar em qualquer jardim, tanto plantada em plena terra ou em vaso grande. A salsa é bisanual (embora seja normalmente plantada como anual, pois o seu gosto é mais amargo no segundo ano) e muito rústica: pode suportar até 40° C negativos. Conforme o clima, a germinação das suas sementes pode ser de 2 a 3 semanas. É aconselhável semear directamente no sítio, de Março a Agosto, e o espaço recomendado entre as futuras plantas é de 20-30 cm. A salsa aprecia o sol, mas nos países quentes, como Portugal, prefere um lugar a meia-sombra.

Utilizações comuns: Na cozinha*, utiliza-se geralmente a salsa fresca e acabada de picar, rica em vitamina C: uma colher de sopa de salsa cobre dois terços das nossas necessidades diárias desta vitamina. A salsa contém ainda vitaminas A e B, assim como inúmeros sais minerais e oligo-elementos: potássio, cálcio, fósforo, ferro e manganésio. É este último, aliás, que estimula a função depurativa do fígado, e uma colher de sopa de salsa fornece um terço das nossas necessidades diárias deste elemento. A salsa lisa tem mais vitaminas do que a frisada e o seu aroma é também mais forte.

Em uso externo, a aplicação de folhas esmagadas de salsa acalma as picadas dos insectos, e a sua infusão aclara a tez. Para quem deseja refrescar o hálito, sobretudo quando comeu alho, recomenda-se mastigar folhas de salsa.

* Utilize de preferência salsa crua e acabada de picar, pois o calor destrói as vitaminas e os sais minerais. Evite, se possível, a salsa liofilizada, que tem menos aroma e virtudes do que a planta fresca. A salsa suporta bem a congelação, por isso, meta-a num recipiente para congelação (os cubos de gelo, por exemplo), depois de a ter lavado e picado. Cada vez que precisar de salsa, tire um pouquinho com uma colher.

As virtudes da salsa: A salsa exerce uma acção muito benéfica sobre o aparelho digestivo, actuando sobre as flatulências e outros sintomas semelhantes. Enquanto que planta medicinal, a salsa é usada sobretudo para estimular a função renal, mas a tradicão popular aconselha-a para regularizar o ciclo menstrual, devido às suas propriedades estrogénicas, pois toda a planta contém um óleo essencial, do qual um dos componentes, o apiol, tem uma acção regularizadora das regras.

Como a salsa tem uma a acção estimulante sobre o útero, é preferível que o seu consumo seja moderado durante a gravidez. Depois do parto, em contrapartida, a salsa favoriza a retracção do útero, mas pode impedir a subida do leite.

A salsa é um tónico geral que estimula o apetite e facilita a digestão. É depurativa e desinfectante do tubo digestivo e das via urinárias e, sob a forma de infusão, tem um efeito diurético e favoriza a eliminação de pequenos cálculos renais.

A raíz e os frutos são as partes da planta mais utilizadas em farmácia.
http://www.dulcerodrigues.info/plantas/pt/alho_pt.html

A salsa Salsagb5
Ir para o topo Ir para baixo
https://nosmulheres.forumeiros.com
 
A salsa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ARROZ DE CENOURA,COENTROS E SALSA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Plantas medicinais-
Ir para: