nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Santarém - Festival Nacional de Gastronomia celebra 30 anos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
issis
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País :

MensagemAssunto: Santarém - Festival Nacional de Gastronomia celebra 30 anos   Sex 1 Out - 15:51

O Festival Nacional de Gastronomia, que decorre em Santarém de 16 de Outubro a 1 de Novembro, assinala em 2010 os 30 anos de existência. Um evento que reivindica para si o mérito da projecção da gastronomia portuguesa.
Café Portugal | quinta-feira, 30 de Setembro de 2010


Joaquim Rosa do Céu, presidente do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, entidade que promove o festival juntamente com a câmara de Santarém, sublinhou o percurso de um evento que tem procurado aliar a tradição e autenticidade da gastronomia portuguesa aos «desafios da modernidade».

O Festival Nacional de Gastronomia começa este ano com um almoço evocativo do centenário da República, confeccionado pelas Equipas Olímpicas de Culinária e servido pelo Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, com animação pelo grupo de teatro e coro do Círculo Cultural Scalabitano.

Rosa do Céu destacou a aposta este ano não só num programa de animação mais intenso como na promoção da gastronomia nacional junto do mercado espanhol, estando prevista uma acção promocional do festival no Norte de Espanha.

A Galiza foi a região espanhola convidada para estar presente, com um almoço que será preparado pelo restaurante «O Marineiro» e que terá um «menu especial» designado «Xacobeo 2010».

Além da presença da Galiza, cujo dia (30 de Outubro) será animado pelo grupo de música e dança Vilagarcia de Arousa, o festival tem este ano São Tomé e Príncipe como país africano de língua oficial portuguesa convidado.

O festival vai ainda assinalar, dia 25 de Outubro, a passagem do décimo aniversário da elevação da gastronomia a Património Cultural, tendo convidado os que estiveram na base dessa classificação e os que têm contribuído para a promoção da gastronomia nacional, disse Rosa do Céu.

Depois de uma sessão solene, será servido um almoço de apresentação das cozinhas regionais portuguesas, estando prevista uma demonstração da confecção da sopa de pedra e degustação de pratos tradicionais portugueses.

No âmbito de um protocolo assinado com as Equipas Olímpicas de Culinária, nos dias 16, 17, 23 e 24 de Outubro decorre o «Pódio Olímpico» com a apresentação de pratos que têm vindo a ser premiados em diversos concursos nacionais e internacionais, adiantou.

O festival, cujo custo de entrada é este ano de 2,5 euros (2 euros nos dias 18 e 19), mantém o figurino habitual, com as regiões a apresentarem a sua gastronomia num almoço típico no Salão da Casa do Campino e as tasquinhas a servirem os petiscos regionais nas antigas cavalariças.

O artesanato das diversas regiões portuguesas, a doçaria, os queijos e enchidos e os vinhos voltam igualmente a estar presentes no Festival Nacional de Gastronomia.


Fonte.

http://www.cafeportugal.net/pages/noticias_artigo.aspx?id=2656

_________________
http://isisbolos.blogspot.com/
http://cantinhodaisis.blogspot.com/
http://acozinhadaisis.blogspot.com/
Paizinho, amar-te-ei eternamente!
Nuno, estarás para sempre nos nossos corações, és a nossa estrela!
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Santarém - Festival Nacional de Gastronomia celebra 30 anos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Outras conversas :: Datas festivas :: Festas Populares-
Ir para: