A Protecção Civil estendeu o "alerta amarelo" a todo o território nacional até às 20:00 de domingo, devido às previsões de chuva intensa e vento forte.
De acordo com o sítio da Protecção Civil na internet, para hoje e domingo são esperados precipitação intensa, queda de neve, vento forte e agitação marítima forte.
Devido a estas previsões meteorológicas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) determinou que o Dispositivo Integrado de Operações de Socorro está em "alerta amarelo" (o segundo menos grave de uma escala de quatro) relativamente a todos os distritos de Portugal continental.
Por prever uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, o Instituto de Meteorologia (IM) accionou para hoje o "aviso laranja" (o segundo mais grave da sua escala) a todo o país, à excepção dos distritos de Évora e Beja.
Estes dois distritos estão em "aviso amarelo", que pressupõe a possibilidade de risco apenas para actividades que estão dependentes da situação meteorológica.
A previsão do IM para hoje é de céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada na região Norte, que se estenderá gradualmente ao resto do país.
Há ainda possibilidade de queda de granizo e queda de neve acima dos 1400/1500 metros e o vento será moderado a forte (30 a 50 km/h) de sudoeste a partir da manhã, com rajadas da ordem dos 80 km/h no litoral, e forte a muito forte (45 a 65 km/h) com rajadas da ordem dos 110 km/h nas terras altas.
No Porto, as temperaturas máximas previstas para hoje são de 18º no Porto, 19º em Lisboa e 21 º em Faro.
O mau tempo que se registou sexta-feira, principalmente nas regiões norte e centro de Portugal continental, provocou 506 inundações e outras 200 ocorrências com maior incidência nos distritos de Lisboa e de Setúbal, segundo a Protecção Civil.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1699159