ola meninas , estes bolinhos sao tipicos da Algéria (pais do meu marido) o meu pai sempre que vem ca a casa gosta muito de comer un bolinho destes depois das refeiçoes com o cafézinho dele , decidi de lhe fazer uma surpresa e envei para ele esta encomenda
se estiverem interessadas eu ponho a receita
sao todos a base de amendoas
M'khabez :
Arayech : (quer dizer estrelas do mar)
INGREDIENTeS Para a massa:
3 chav de farinha
1 chav de manteiga derretida e morna
1 pitada de sal
une c de sopa de açucar em po
agua de flor de laranjeira que se deita aos poucos até obter uma massa
recheio:
3 chav de amendoa bem ralada
1/2 chav de açucar
un pouco de raspa de limao
1 cac de baunilha (ou uma saqueta)
agua de flor de laranjeira quanto basta para formar uma massa
O Glaçage
2 claras de ovo
2 c de sopa de sumo de limao espremido
2 c de sopa de flor de laranjeira
açucar en po bastante até obter un glaçage
colorante alimentar ou nao depende da cor que voces quiserem os bolinhos
preparaçao:
Misturar todos os ingredientes da massa até obter uma massa mole , e facil de trabalhar adicionar a flor de laranjeira aos poucos e amassar bem cada vez que adiciona un pouco de flor de laranjeira ,dessa massa fazer varias bolas e deixar de lado com film para nao secar
preparar o recheio , misture os ingredientes , faça bolinhas do tamanho de uma noz et meter de lado num prato
estender finamente cada bola de massa e com um copo faça circulos ,dipor en cima do circulo o recheio en forma de T, ver as fotos para ver melhor . fechar bem acalcando com os dedos , "voltar a estrela do mar"e com a ajuda dos dedos faça un jetinho nas pontas para fazer uma pequena curva (vejam as fotos ), por as estrelas num tabuleiro de ir ao forno (forrado de papel vegetal) deixar cozer os bolinhos 15 min num forno pré aquecido a 180° os bolinhos devem ficar legeiramente dourados (nao deixar demais)
para as estrelas é a mesma tecnica mas em vez do T faça assim cinco pontas :
fazer o mesmo com as restantes bolas de massa até esgotar tudo
tambem se podem fazer argolinhas , fazer uma pequena bolinha com a massa , com o dedo fazer um buraco , por o recheio no interior , fechar , e fazer argolas
Sablés :