Andei à procura de uma receita de tarde de morango que fosse rápida e em que os morangos fossem cozidos, porque por azar comprei uma caixa que não estava nas melhores condições. Encontrei muitas, mas em todas a fruta era usada crua, como a que a Paula (https://nosmulheres.forumeiros.com/t6682-tarte-de-morango) postou aqui no fórum e que me serviu de inspiração.
Também queria fazer a tarte em pouco tempo, porque era tarde e queria deixá-la pronta para o pequeno almoço. Então acabei por criar uma receita original com várias inspirações e ideias de outras receitas (como geralmente acontece). E saiu uma tarte deliciosa e super rápida.
Hei-la.
Ingredientes:
Para a massa:
250gr de farinha
125 de manteiga ou margarina
3 colheres de chá mal cheias de açúcar
1 pitada de sal
4 colheres de sopa de água
margarina para untar
Para o creme:
4 dl de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de maisena
150 g de açucar
3 gemas
Para a cobertura:
400 g de morangos às rodelas
100 g de açucar
2 folhas de gelatina
1 colher de sopa de água
Liga-se o forno a 180ºC. Começa-se por preparar a massa, da seguinte maneira: junta-se num tacho a água, a margarina, o sal e o açúcar e leva-se ao lume até derreter tudo. Quando estiver, retira-se do lume e deixa-se amornar, após o que se junta a farinha, mexendo com uma colher de pau. Deita-se a massa numa superfície lisa, amassa-se um pouco com as mãos e de seguida estende-se com o rolo, usando o mesmo para a colocar numa forma de tarte previamente untada. Pica-se o fundo com um garfo, cobre-se com papel de alumínio e leguminosas e leva-se ao forno por 30 minutos aproximadamente, ou até a massa estar dourada, retirando o papel de alumínio e as leguminosas a meio da cozedura.
Entretanto prepara-se o creme. Leva-se o leite ao lume com a essência de baunilha até amornar. Numa tigela grande, juntam-se as farinhas, o açucar e as gemas, mexe-se tudo e vai-se juntando o leite, mexendo sempre. Volta a colocar-se no tacho e vai ao lume, mexendo sempre com uma vara de arames, até engrossar.
Lavam-se e cortam-se os morangos às rodelas, e vão ao lume num tachinho com a água e o açucar durante 10 minutos. Demolham-se as folhas de gelatina num pouco de água, e depois de escorrida, dissolve-se em parte da calda, ainda quente, dos morangos, que se retira do tacho.
Deita-se o creme por cima da massa e alisa-se. Depois colocam-se os morangos com pouca calda, distribuindo-os uniformemente. De seguida deita-se por cima a calda em que se dissolveu a gelatina. Deixar arrefecer e servir.
Eu deixei arrefecer de um dia para o outro no frigorífico, e a consistência ficou perfeita. Espero que gostem da sugestão. E obrigada Paula, mais uma vez, pela inspiração. Espero que não te importes de ter usado o teu creme ;)
Beijinhos