29 Abril 2008 - 11h00
Fernanda Serrano
Actriz recupera de operação a cancro da mama
Aos 34 anos, a actriz trava uma luta contra o cancro da mama, diagnosticado em Fevereiro. Fernanda Serrano já foi submetida a uma intervenção cirúrgica para retirar um nódulo maligno e está a realizar sessões de quimioterapia. "Estou segura de que sairei vitoriosa desta batalha", pode ler-se no comunicado enviado à Comunicação Social.
Embora alguns amigos mais próximos já soubessem da notícia, só ontem o grande público ficou a saber que a actriz sofre de uma doença que afecta milhares de portuguesas. Depois de ser mãe pela segunda vez no final do ano passado, Fernanda Serrano estava com dificuldades em amamentar a filha. Foi num dos exames que realizou, para tentar saber o que se passava com o seu leite, que foi detectado um nódulo maligno num dos seios. De imediato foi agendada a intervenção cirúrgica. A notícia acabou por cair que nem uma bomba na família, nu-ma altura em que o nascimento da pequena Laura veio trazer ao casal mais um motivo de grande felicidade.
Fernanda tem vindo a realizar sessões de quimioterapia numa conhecida unidade hospitalar da capital e, não obstante a sua enorme determinação e vontade em combater a doença, os efeitos secundários dos tratamentos têm deixado a actriz debilitada.
SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA
Dado o estado avançado do tumor,a actriz tem vindoa ser submetidaa diversas sessões de quimioterapia.
ÚLTIMA NOVA EM 2007
A actriz teve a última participação numa novela do canal de Queluz no ano passado, na produção ‘Tu e Eu’.
COMUNICADO DE FERNANDA SERRANO
'Eu, Fernanda Serrano, venho por este meio e em nome próprio informar que me foi diagnosticado no passado mês de Fevereiro um nódulo no peito que veio posteriormente a revelar-se um tumor maligno. Depois de já ter sido submetida a uma intervenção cirúrgica e de o mesmo ter sido removido de imediato, encontro-me em fase de recuperação.
Por respeito a todos os que sempre me apoiaram directa ou indirectamente, informo que me encontro tranquila e muito confiante no tratamento que teve início. Nesta fase agradeço que o apoio de todos se traduza no respeito pelo silêncio e calma que eu e toda a minha família necessitamos e defendemos.
Nestes primeiros tempos não serão prestadas quaisquer declarações sobre a evolução do meu estado de saúde, agradecendo a omissão de quaisquer especulações. Quero apenas partilhar que estou segura de que sairei vitoriosa desta batalha.
Em breve retornarei aos meus projectos profissionais, quer na televisão quer no teatro. Esta é uma doença que afecta muitas mulheres por todo o Mundo às quais expresso a minha solidariedade. Continuarei a sorrir, até breve.'
PARTICIPOU EM CAMPANHA CONTRA A DOENÇA
Fernanda Serrano foi uma das muitas figuras públicas que em 2006 deram a cara pela campanha O Cancro da Mama no Alvo da Moda – 2006. Nessa mesma altura, a actriz deu uma entrevista à revista ‘Caras’ em que falava sobre este assunto, que afecta muitas mulheres portuguesas. Curiosamente, Fernanda Serrano disse que tinha muitas hipóteses de contrair a doença, apesar de ser uma pessoa atenta.
'Tenho o maior cuidado, até porque sou uma pessoa de risco. Na minha família há muitos casos de cancro da mama e isso faz-me ficar muito mais alerta', começou por dizer a actriz na entrevista. E deixou mesmo o alerta. 'Há que fazer despistagem do cancro da mama desde cedo, pois afecta mulheres de todas as idades e estratos sociais. É uma situação que deve ser encarada com seriedade, embora com calma. Mas o primeiro passo é sempre o nosso.'
‘QUERIDAS FERAS' Triste premonição, a actriz já desempenhou uma personagem que sofria de cancro. Em 2004, na novela da TVI ‘Queridas Feras’, Fernanda Serrano teve mesmo de rapar por completo o cabelo para dar mais realismo à personagem. A actriz cortou os longos cabelos durante a gravação de um dos episódios mais vistos da novela.
ALTA TAXA DE INCIDÊNCIA
O cancro de mamaé o que tem a maior taxa de incidência em Portugal: a previsão é de uma em cada 12 mulheres. Por ano surgem 4500 novos casos e morrem 1500 mulheres.Em 90 por cento dos casos é curável.
OS CONSELHOS DE SIMONE
Se há pessoa que entende o que Fernanda está a passar é Simone de Oliveira, que já venceu a luta contra o cancro da mama. 'Ela é uma excelente mulher, com quem já tive a felicidade de trabalhar, cheia de força e garra, que está a lutar contra algo que afecta qualquer um', conta a actriz de ‘Vila Faia’, que deixa alguns conselhos.
'É importante haver serenidade à sua volta, pois este é um período de grande mágoa. Felizmente ela tem uma excelente família, que lhe vai dar todo o carinho. O meu coração está aberto para ela e a Fernanda tem de ter coragem e acreditar que é possível ultrapassar tudo isto.'
Filipe António Ferreira
Correio da manhã