O aumento dos preços dos combustíveis é "muito preocupante", segundo o ministro da Economia, Manuel Pinho, que está a aguardar o estudo pedido à Autoridade da Concorrência (AdC) para ter a certeza que "não existem factores anormais" a empolá-los.
"A situação é muito preocupante porque tem impacto sobre o poder de compra das famílias e sobre a vida das empresas", reconheceu o governante, em Aljustrel, após a cerimónia que assinalou o arranque simbólico da produção comercial do complexo mineiro local.
Apesar de frisar que o preço dos combustíveis é um factor que "ultrapassa" o Governo, o ministro da Economia lembrou que foi pedido à AdC para fazer, "com urgência", um "diagnóstico" sobre a situação.
Nesse estudo serão analisados "todos os factores que, eventualmente, possam estar a travar a concorrência no sector e, com isso, empolar artificialmente o aumento de preços dos combustíveis", salientou Manuel Pinho.
Manuel Pinho acrescentou que espera receber o estudo "até final deste mês ou princípios de Junho" e, "mal o tenha" na sua posse, irá "dá-lo aos deputados para que também se possam inteirar da situação".
"O que é um verdadeiro cúmulo é alguns políticos dizerem que o Governo fica satisfeito com esta situação", lamentou o ministro.
Fonte: Jornal de Noticias