02 Junho 2008 - 00h30
Recepção - Cavaco Silva desejou boa sorte aos jogadores antes da partida
“Honrar Portugal”
Os portugueses acalentam a forte esperança de que a Selecção volte a dar alegrias. Estou certo de que a Selecção vai fazer o melhor possível para honrar o nome de Portugal." As palavras de Cavaco Silva foram o eco do entusiasmo de cerca de mil pessoas que ontem acorreram ao Palácio de Belém para a despedida da selecção nacional.
Gilberto Madaíl liderouacomitivae agradeceu o apoio do Presidente da República. "Estamos conscientes da responsabilidadeedasenormes expectativas", disse o líder da Federação Portuguesa de Futebol na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, depois de Nuno Gomes apresentar os jogadores a Cavaco Silva.
Num discurso marcado pelos elogios, Cavaco Silva não resistiu ainda a recordar as últimas campanhas de Portugal: "Há quatro anos os portugueses vibraram intensamente no Euro’2004. Foi organizado com grande sucesso e a Selecção conseguiu o brilhante resultado de ser vice-campeã. Dois anos depois, a Selecção voltou a dar grandes alegrias aos portugueses."
Reconhecendo que "no futebol também é preciso alguma sorte", Cavaco Silva frisou, contudo, os "nomes que fazem parte do top do futebol mundial".
Após os discursos e a habitual ‘foto de família’, o Presidente serviu um lanche – sumos e pastéis de Belém – à comitiva. Cavaco Silva conversou durante alguns minutos com Luiz Felipe Scolari, momento em que, segundo soube o CM, se tentou inteirar do estado de espírito da equipa e recordou a presença junto da Selecção no Mundial’2006, na Alemanha. Desta feita, ainda não está definida uma eventual visita do Presidente da República à Suíça.
GILBERTO MADAÍL, PRESIDENTE DA FPF: "TENHO ESPERANÇA NESTA EQUIPA"
– Qual é o estado de espírito dos jogadores antes da partida para o estágio em Neuchatel (Suíça)?
Gilberto Madaíl – É um adeus muito emocional. Dentro do autocarro vinha a expectativa de Portugal. É um autocarro de esperança.
– Acredita que a selecção nacional pode atingir a final e conquistar o Euro’2008?
– Vamos pensar na fase de grupos e, passando-a, tudo é possível. Temos uma dívida para com os portugueses. Vamos tentar retribuí-la.
– Está mais feliz hoje [ontem] do que na partida para o Mundial’2006, na Alemanha?
– Hoje em dia tenho mais experiência. Tenho grande esperança nesta equipa. Tivemos uma fase de qualificação muito complicada. Poucos nos perceberam. Temos direito, agora, a um pouco de sorte.
– Que mensagem pode deixar aos adeptos portugueses?
– Aconteça o que acontecer, queremos garantir que vamos dignificar o País e que não nos vamos esquecer de tudo o que sentem pela Selecção. n D.B./J.P.G.
EQUIPA ANIMA CRIANÇAS
O Dia Mundial da Criança foi o pretexto para os muitos jovens que estiveram ontem no Palácio de Belém. Crianças de todo o País inscreveram-se para as actividades do Museu da presidência, mesmo ao lado do Palácio de Belém, e foram surpreendidas com a presença dos seus ídolos antes da partida para a Suíça, onde iniciam no próximo sábado o Euro’2008, frente à selecção da Turquia.
Gritos de incentivo, bandeiras e muitas palmas rodearam a presença dos jogadores na residência de Cavaco Silva. E se existia um cordão de segurança entre a comitiva e os adeptos, algumas crianças conseguiram ‘furar’ o dispositivo de segurança e chegar junto dos atletas para pedir autógrafos e tirar fotografias, com Ronaldo, Miguel Veloso, Simão e Ricardo Carvalho a serem os mais solicitados.
Após a visita da Selecção, Cavaco Silva deu um passeio com os netos nos jardins do Palácio e brincou com algumas crianças: "Gostaram de ver os jogadores?" n J.P.G.
MEIO MILHAR SAUDOU COMITIVA NA PORTELA
Equipados a rigor, foram mais de 500 os adeptos que ontem quiseram despedir-se da selecção nacional, tendo marcado presença na zona de partidas do Aeroporto da Portela, em Lisboa, momentos antes da viagem para a Suíça, rumo ao Euro’2008.
Apesar do grande aparato policial e das fortes medidas de segurança em torno dos jogadores, não houve quem deixasse de tentar tirar uma fotografia aos craques. Buzinas, carros decorados a rigor, helicópteros a suportarem os directos das televisões fizeram do aeroporto o centro da capital. No instante em que autocarro circundou a rotunda até à zona reservada à entrada da comitiva, a multidão invadiu o cordão de segurança para a imprensa, posicionando-se no gradeamento e felicitando o seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, o primeiro a deixar o autocarro. Seguiu-se a entrada no avião ‘Josefa de Óbidos’, pilotado por Rui Hipólito, comandante da TAP que se mostrou orgulhoso por poder "participar no apoio à Selecção". A bordo foi servida uma refeição de massa com salmão a toda a comitiva.
REACÇÕES
Mário Costa, Chefe de armazém
Portugal tem tudo para fazer boa figura noEuro’2008. Fomos vice--campeões em 2004 pelo que temos grandes possibilidades de voltar a surpreender. O jogo de ontem foi um bom ensaio apesar da fraca exibição. Também é preciso sorte.
Helena Cunha, Reformada
Com a tranquilidade necessária Portugal pode vencer o Europeu. Fundamental nesta altura é manter os jogadores concentrados para que possam aperfeiçoar ao máximo o entendimento dentro e fora do campo.
Viviane, Estudante
Acredito que a selecção portuguesa consiga vencer o Euro. Temos muitos jogadores de qualidade e contamos com o contributo do melhor do Mundo, que é Cristiano Ronaldo. Muito do desempenho de Portugal vai depender da sua forma.
FRASES
Desejo-vos boa sorte. Sabemos que no futebol também é preciso alguma sorte.
A Selecção está novamente na fase final do Campeonato da Europa. Merece desde já o nosso aplauso.
Na Suíça vão contar com o apoio entusiasta dos portugueses que lá vivem e trabalham.
Cavaco Silva, Presidente da República
REACÇÕES
É possível ganhar o Euro’2008, mas não vai ser fácil. A primeira fase será complicada. - Miguel, Lateral-direito
Tenho a esperança de vencer o Euro’2008. Estou muito, muito confiante. - Ronaldo, Avançado
Estou a viver um sonho. Desejo tudo de bom para a nossa selecção na Suíça. - Miguel Veloso, Médio
A nossa esperança é poder fazer um grande Europeu. - Deco, Médio
Vamos fazer o melhor para cumprir as nossas metas, que são geridas passo a passo. - Gilberto Madaíl, Líder da FPF
Tenho orgulho de poder ter esta pequena participação no Euro. - Rui Hipólito, Piloto do avião que transportou a Selecção
João Paulo Godinho/D.B.
correiodamanha