A estreia de Portugal
07 de Junho de 2008, 00:49
O arranque de Portugal no Euro 2008 começa hoje às 19,45h frente à Turquia. “Uma selecção que merece todo o respeito”, segundo Scolari. O objectivo é ganhar porque, afirmou e o seleccionador e vários jogadores, “este é um torneio que se faz passo a passo”.
Portugal joga no estádio de Genebra frente à Turquia no segundo jogo do Grupo A, depois do Rep. Checa – Suíça. Um Grupo complicado, nas palavras de Scolari e com muitas cautelas frente à Turquia. Tem “um futebol muito parecido com o de Portugal” e pressionam onde está a bola.
Jogadores e equipa técnica viram vários vídeos, dizem que sabem como enfrentar a Turquia e o facto de poder chover, “não beneficia qualquer equipa” disse Scolari.
Portugal entra com grande expectativa para este Euro 2008. Leva o título de vice-campeão do Euro 2004 e um quarto lugar no Mundial.
A equipa sofreu alguma renovação, no entanto, Scolari continua a apostar em jogadores que fazem parte do seu grupo de trabalho desde que chegou à selecção portuguesa.
O “onze” inicial deverá ser o mesmo que defrontou a Geórgia na semana passsada:
Ricardo
Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira
Petit, João Moutinho, Deco
Cristiano Ronaldo, Simão e Nuno Gomes
A pressão sobre “o melhor do mundo”
Por outro lado, para além do interesse do desempenho de Portugal, muitas das atenções centram-se em Cristiano Ronaldo.
Portugueses e estrangeiros não se cansam de afirmar que é o “melhor jogador do mundo”. O que aumenta a pressão sobre o jogador do Manchester, mais ainda, com a polémica sobre a eventual transferência para o Real Madrid.
Colegas de Cristiano e equipa técnica têm afirmado que Ronaldo está tranquilo e que toda esta polémica não interfere no seu desempenho. De modo a atenuar a pressão, Scolari garantiu que Ronaldo não vai dizer nada até ao final do Euro.