Fontes: Livro 'Legumes sem Desculpas', Fernando Póvoas e Henrique Sá Pessoa + www.nestle.pt
Todos os pimentos nascem da planta Capsicum Annuum. São verdes enquanto imaturos e amadurecem passando pela cor amarela num estágio intermédio - amarelo, laranja e roxo - até ao vermelho vivo. O sabor, formato e tamanho varia consoante o estado em que se encontra.
O pimento verde e o roxo têm um sabor mais amargo, sendo o vermelho, laranja e amarelo mais adocicados.
As principais características do pimento são ser tónico e digestivo. É composto maioritariamente por água, sendo extremamente rico em vitaminas antioxidantes, especialmente vit. C e A, cálcio e potássio, sendo por isso uma boa ajuda para eliminação de fluidos e toxinas. O potássio contribui para a regulação do ritmo cardíaco da tensão arterial.
O pimento tem um reduzido valor energético, sendo pobre em hidratos, lípidos e proteínas, tendo também um baixo teor de sódio. É contudo uma boa fonte de fibras insolúveis, pelo que ajuda a regular o trânsito intestinal e dá uma sensação de saciedade, regulando o apetite.
É por isto um alimento indicado para quem quer manter um peso saudável.
O pimento é rico em:
- pró-vitamina A (caratenóides q se transforma em vit A no nosso organismo)
- ácido fólico
- vit E
- vit C
Refira-se que as vit A, C e E têm acção antioxidante, ajudando a proteger das agressões e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e cancro. o ácido fólico, por seu lado, auxilia o sistema imunitário e previne malformações do fet durante a gravidez.
Tem tb quantidades apreciáveis de vit compleo B (B1, B2, B3 e B6).
CONTUDO, em pessoas mais sensíveis, o pimento pode causar distúrbios no estômago, que podem ser evitados ou diminuídos se se retirar a pele. Para isto, terá que assar o pimento e quando a pele começar a sair, submergir em água fria.