Mais uma "especialidade" cá de casa,adoramos estas potatoes.
Espero que voçês também gostem.
É preciso:
1/2 batatas por pessoa (eu faço 1 por pessoa)
2/3 (depende da quantidade das batatas) colheres de sopa com azeite ( eu uso 2 colheres)
Sal grosso
1/2 colheres de sopa de manteiga (eu uso 1)
1 cebola pequena picadinha (uso cebola vermelha)
Sal e pimenta para dar gosto
Preparação:
Lavar bem as batatas e espeta-se com um garfo várias vezes por toda a batata, por as mesmas num tabuleiro a ir ao forno e regar com o azeite e sal grosso.
Com as próprias mãos, envolvemos bem as batatas no azeite e sal.
Levar ao forno a 190° por 45m (depende do forno), ou até a casca ficar crocante e as batatas qdo espetadas com um garfo estejam molhes por dentro.
Retirar do forno, deixar arrefecer um bocado e cortar ao meio. Enquanto acabam de arrefecer faz-se o outro preparado.
Derreter a manteiga num frigideira em lume brando, depois de derretida deitar a cebola e deixar cozinhar até a cebola ficar macia e lourinha. Ir mexendo de vez enquando.
Entretanto com a batata arrefecida, com a mão em forma de concha pega-se na batata e com cuidado e ajuda de uma colher de sobremessa tira-se a batata da casca sem a partir.
Deita-se o puré num recipiente para juntar o molho da manteiga com a cebola, mistura-se tudo muito bem tempera-se com pimenta e sal e volta-se a misturar, rectifiquem os temperos antes de voltar a enxer a batata. Eu gosto delas salgadinhas e apimentadas.
Depois de rechear-mos as cascas da batata, deita-se queijo ralado por cima e leva-se o forno de novo até o queijo derreter.
Digo-vos, estas batatas são uma verdadeira delicia. Demora um bocado a fazer mas vale muito a pena.
Convido-vos a fazer.
Faço-as mais no inverno é uma realidade mas estava-me a apetecer hoje. Normalmente acompanho com carne grelhada e salada.
Aqui ficam as fotos
Este acompanhamento é muito usado aqui, eu faço à minha maneira mas foi uma coisa que aprendi a fazer aqui.
Por vezes junto ao preparado da batata, cogumelos ou courgettes ou pimentos.
Mas é assim simples que mais gostamos. A casca tb se come!