Todos os elementos que entram na sua confecção devem permanecer no mesmo local, à mesma temperatura, duas horas antes de começar a preparação.
Deve juntar-se o vinagre ou o sumo de limão no inicio da preparação.
Só se deve acrescentar uma nova porção de óleo ou azeite depois de a anterior estar completamente absorvida.
A colher de água a ferver que se junta no fim da preparação da maionese tem a propriedade de a tornar mais resistente. Quando a maionese ficar demasiado espessa, deve adicionar-se gota a gota um pouco de água morna. Se não fôr tomada qualquer das precauções indicadas e a maionese talhar, deve proceder do seguinte modo: deite uma colher de água a ferver numa tigela e adicione à maionese gota a gota, mexendo sempre.
Para obter uma maionese menos espessa e mais branca, basta juntar uma colher de vinagre de vinho branco tépico à maionese que acabou de fazer. Além do mais, o sabor vai ficar mais acentuado.
Para substituir os ovos existe um pequeno truque que consiste em misturar duas colheres de leite concentrado sem açucar com uma noz de mostarda.
Bata, deitando o azeite muito suavemente e, depois, junte sal, pimenta e sumo de limão.
Maionese com a varinha mágica:
Coloque todos os ingredientes no copo de bater. Introduza a varinha no copo e apoie-a no fundo. Ligue-a e mantenha-a imovel durante alguns segundos, até que comece a vir à superficie o emulsionado já com aspecto de maionese. Nesta altura, levante e baixe a varinha para que o ar penetre na maionese e a torne mais fofa.
In http://www.receitasemenus.net/