Estados Unidos. Actor de 71 anos hospitalizado desde a noite de domingo
Morgan Freeman em estado crítico após acidente de viação
O actor norte-americano Morgan Freeman encontra-se hospitalizado em estado muito grave, na sequência de um acidente de viação sofrido nas imediações da sua casa na localidade de Charleston, no estado norte-americano do Mississípi. O intérprete de 71 anos foi transportado para o Memphis Regional Medical Center, em Memphis, no estado de Tennessee, na noite de Domingo.
De acordo com o depoimento de Ben Williams, um agente da brigada de trânsito que observou o local do despiste, o veículo onde Freeman seguia, na companhia de uma mulher identificada como Demaris Meyes, capotou várias vezes. Não esteve porém envolvido no acidente qualquer outro veículo. Aparentemente, o álcool também não foi um factor determinante neste acidente, que deve ter sido provocado pelo próprio condutor, uma vez que este poderá ter adormecido ao volante.
O intérprete, que agora se encontra em estado crítico, nasceu em Memphis, mas passou uma parte significativa da sua infância no Mississpi. Além de ser um dos actores mais respeitados da sua geração, Freeman é também um entusiasta dos blues, possuindo um bar, o Ground Zero Blues Club, na localidade de Clarksdale, no estado Mississípi.
Ao longo dos anos interpretou mais de 80 papéis, tanto em cinema como na televisão. Entre os maiores sucessos da sua carreira encontram-se vários filmes como Sete Pecados Mortais, ou o oscarizado Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos. Foi devido ao seu desempenho neste último filme que o actor foi galardoado com um Óscar para Melhor Actor Secundário, em 2005.
Antes de ter sido agraciado com este prémio, o actor já tinha sido nomeado pela Academia em três ocasiões, pelos seus desempenhos nos filmes Os Condenados de Shawshank, Street Smart e Miss Daisy, sendo que este último lhe valeu o Urso de Prata do Festival de Berlim, em 1990.
Recentemente, Morgan Freeman foi convidado pelo realizador Clint Eastwood para encarnar a figura do antigo presidente sul-africano Nelson Mandela, num filme biográfico, The Human Factor, cuja rodagem deverá começar no início do próximo ano.|