O empresário Américo de Amorim é o homem mais rico de Portugal com uma fortuna estimada de 3,106 mil milhões de euros. Detentor do Grupo Américo Amorim e com presenças na Galp, Banco Popular, Corticeira Amorim, Banco Internacional de Crédito e Cimangola, ultrapassou Belmiro de Azevedo, que era líder neste «ranking» desde 2004.
A lista, elaborada pela revista «Exame», coloca o «chairman» da Sonae na segunda posição dos mais ricos do País com um património de 1.772 milhões de euros. «É a consequência da descida da cotação das empresas Sonae», refere a revista para explicar a perda do primeiro lugar.
José Manuel de Mello, do Grupo José de Mello, e que marca presença na EDP (detém 4,9%), na Brisa (29,9%), no grupo CUF (100%), na Mello Saúde (70%) e na Efacec (50%), aparece na terceira posição com 1.196 milhões de euros.
O empresário madeirense Joe Berardo aparece em quarto lugar, com 882 milhões de euros, seguido de João Pereira Coutinho, com 815 milhões.
A completar o «top 10» apurado pela revista «Exame» está, em 6.º, Luís Augusto Silva e Maria Perpétua Bordallo da Silva, donos da Cinveste com 757 milhões de euros, em 7.º, Maria do Carmo Espírito Santo Silva, com 754 milhões, e em 8.º os filhos de Jorge de Mello com 753 milhões de euros.
Na nona posição aparece Elíseo Alexandre Soares dos Santos, com 739 milhões de euros, e o presidente do Banif completa a lista dos «10 mais ricos»: Horácio Roque detém um património de 726 milhões de euros.
In diario.iol.pt