10 verdades sobre os vegetais em conserva
Acabe com os mitos sobre a qualidade deste tipo de alimentos.
Sabia que os vegetais em conserva podem ser a solução que procurava?
Um estudo qualitativo realizado pela Multivária, em Abril deste ano, veio confirmar que os portugueses têm a ideia generalizada de que os produtos enlatados são menos naturais e culpabilizam-se por utilizá-los.
Mas a verdade é que eles mantêm as propriedades nutricionais dos alimentos e apenas facilitam a sua vida. Descubra porquê!
1 – Os vegetais em conserva são tão seguros como os que compramos a granel. Pois, passam por processo de esterilização semelhante ao que as nossas avós usavam em casa: colocavam os vegetais em boiões fechados e ferviam-nos em banho-maria até cozerem e eliminarem todos os microorganismos.
2 - As conservas têm este nome porque o processo de esterilização a que são sujeitas, permite-lhes conservar os alimentos sem o recurso a qualquer aditivo ou conservante. Os vegetais são cozidos dentro da própria lata, depois de fechada, apenas em água e sal.
3 – Proteja-se lendo os rótulos, se tem dúvidas quanto à composição das conservas, saiba que é obrigatório declarar na integra o conteúdo das embalagens.
4 – Os vegetais em conserva são tão nutritivos quantos os frescos ou secos. A quantidade de vitaminas que se perde no processo de esterilização, é semelhante à perdida quando cozemos os alimentos em casa.
5 – Durante o processo de cozedura (tanto em casa como nas conservas), muitos dos nutrientes (fibras e vitaminas) dos vegetais acabam por se dissolver na água que os acompanha. Por isso, aproveite o molho para enriquecer pratos, como sopas, purés, guisados…
Fonte:sapo