Esta receita foi tirada de uma Teleculinária muito antiga e é uma receita que faço a anos. É uma maneira de comer frango um pouco diferente...
1 frango
0,5 dl de vinho branco
sal e pimenta q.b.
50 g de banha
75 g de margarina; 1 cebola, 1 ramo de cheiros,
1 colher (sopa)bem cheia de farinha de trigo
1 cerveja
1 colher (sopa) bem cheia de polpa de tomate
2,5 dl de caldo de galinha
1 kg de batatinhas novas pequeninas
250 g de azeitonas verdes descaroçadas
1 paozinho
1 raminho de salsa
Limpa-se muito bem o frango, enxuga-se, corta-se em pedaços e tempera-se com sal, pimenta e vinho branco
Numa frigideira, aloure os pedaços de frango na banha bem quente e retire-os para um prato.
Faço um refogado com os 50g de margarina, a cebola picada e o ramo de cheiros, logo que a cebola começa a alourar, mistura-se a farinha e mexe-se bem.
Junte a polpa de tomate e a cerveja, deitando esta em fio e mexendo sempre para não granular, e deixe levantar fervura. Junto o frango, e deixe cozer lentamente e vá acrescentando o caldo de galinha que julgar necessário para o molho que desejar. A consistência deste depende da quantidade de caldo que deitar.
Depois do frango cozido tira-se a caçarola do lume e retira-se o frango para um prato, tira-se o ramo de cheiros e passa-se o molho. Leva-se de novo ao lume e deixa-se apurar ao nosso gosto, rectificando os temperos.
Freve-se as azeitonas por duas vezes isto é, ferva-as numa primeira água, escorra-as e volta a fervê-las noutra água. Volta-se a colocar o frango no molho, mais as azeitonas e conserva-se assim até ao momento de servir. É acompanhado pelas batatinhas novas, que fritou entretanto inteirinhas e passou pelas restante margarina quente.
Serve-se o frango com as batatinhas a volta decorado com pão frito cuja extremidade é mergulhada no molho e passada pelo salsa picada (facultativo)
O Caldo da galinha pode ser substituido por agua e meio cubo de caldo, e pode não passar o molho....
E bom apetite......