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 Linha do Tua: investigação associa os dois últimos acidentes

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anita
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MensagemAssunto: Linha do Tua: investigação associa os dois últimos acidentes   Linha do Tua: investigação associa os dois últimos acidentes EmptyQua 29 Out - 8:54

O relatório do Gabinete de Investigação de Segurança e Acidentes Ferroviários (GISAF) relaciona o acidente de 22 de Agosto na linha do Tua com o que ocorreu dois meses antes em circunstâncias idênticas. O documento foi disponibilizado hoje.

O GISAF conduziu uma investigação própria ao acidente de 22 de Agosto e concluiu que o descarrilamento desse dia "não pode ser dissociado" do verificado em 6 de Junho, dois meses antes, na mesma linha.

O relatório do GISAF foi também disponibilizado na página da Internet do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC), juntando-se ao da comissão de inquérito nomeado pelo ministério, que apontava para defeitos na linha e na automotora.

As conclusões do GISAF vão no mesmo sentido, mas são mais contundentes em relação ao estado da linha, classificando as situações detectadas de "inadmissíveis".

Depois de ouvidas várias entidades e pareceres, aquele organismo concluiu que "a causa directa do acidente [de 22 de Agosto] foi o resultado da acção produzida pelos sucessivos e alternados empenos existentes na via, atingindo valores inadmissíveis no local onde ser verificou o descarrilamento".

"O empeno existente provocou a perda do contacto da roda esquerda da frente do veículo, a roda de guiamento, com o carril", originando descarrilamento que matou uma pessoa e provocou quatro feridos graves e 39 ligeiros.

O GISAF entende que este acidente e o descarrilamento ocorrido a seis de Junho, em outro ponto, mas na mesma zona da linha, "não podem ser dissociados". Na altura, uma carruagem tombou para a berma da via-férrea ferindo dois passageiros.

O relatório do GISAF refere-se ainda o facto de as automotoras ligeiras do Metro de Mirandela, que fazem o transporte ao serviço da CP, serem material mais leve que outras carruagens.

"O facto de estarmos perante veículos de tara ligeira, menos agressivos para a via, mas por outro lado, mais exigentes para com esta, não permite desconformidades como as agora verificadas", lê-se no relatório. O GISAF recomenda a "correcção imediata das irregularidades".

Dos quatro acidentes ocorridos na linha do Tua, com o mesmo número de mortes, os dois últimos estavam por esclarecer até hoje, situação agora resolvida com a divulgação dos relatórios da Comissão de Inquérito e do GISAF.


Fonte: Publico
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