Ana Rodrigues não é um urso. Mas, pelo menos esta quarta-feira, vestiu-lhe a pele, para dar as boas-vindas à pista de gelo que, até dia 4 de Janeiro, estará no Cais de Gaia. "Esperamos receber 25 mil patinadores", avançou António Igreja, da empresa gestora do Cais de Gaia.
O que é preciso é boa disposição e estar preparado para dar uns tombos, assinalou Marco Botelho, aconselhando os principiantes. Transformado num boneco de neve, faz parte da equipa que ajudará quem quiser aventurar-se no gelo. Ana Rodrigues, que pela primeira vez trabalha no recinto, assegura que já sabe patinar "mais ou menos". "Ainda não caí", esclarece, bem disposta.
Marco Botelho já é um "expert". Aprendeu os segredos da patinagem no hóquei, mas recorda que as técnicas, para deslizar no gelo, são bastante diferentes.
No Cais de Gaia, há 400 metros quadrados de gelo para dar largas à imaginação. "A pista já se tornou uma marca de referência", sentenciou José Guilherme Aguiar, vereador da Câmara de Gaia, que ontem inaugurou o recinto.
"Tem capacidade para acolher, em simultâneo, entre 80 e 100 patinadores", pormenorizou António Igreja. A pista foi feita em 24 horas. Por baixo de uma camada de gelo com 12 centímetros de espessura (demorou quatro dias a ficar pronta) há seis quilómetros de tubos de alumínio e de metal.
António Igreja explicou, ainda, que cada ingresso custará três euros e permitirá patinar durante cerca de meia hora. A pista estará aberta todos os dias: de segunda a quinta, das 14 às 23 horas; às sextas e vésperas de feriado, das 14 à meia-noite; aos fins-de-semana e feriados, das 10 à meia-noite. É possível agendar aulas particular (individuais ou para pequenos grupos).
in jn.sapo.pt