É o cereal mais pobre em gorduras e mais rico em proteínas. Tem uma relação sódio-potássio semelhante à do sangue, sendo por isso muito assimilável. O integral contém um elevado grau de vitaminas, especialmente do complexo B.
Quanto às propriedades curativas do arroz, é ideal para as pessoas que sofrem de edemas ou têm insuficiências cardíacas ou renais. É fácil acreditar que o arroz provoca prisão d e ventre: só o faz a água da sua cozedura. Existem diversos tipos de arroz:
Basmati: de grão longo e sabor excelente. É o mais apreciado pelos gourmets porque após a sua cozedura permanece inteiro e solto
Banco de grão curto: é pequeno e coze muito depressa. Contém uma grande quantidade de amido, que passa para o liquido em que coze e confere uma textura cremosa. Ideal para o arroz-doce e o risotto italiano
Branco de grão comprido: não se torna cremoso, por mais longa que seja a cozedura. Fica sempre inteiro e solto é ideal para saladas e guarnições.
Integral: mais lente de cozer (40minutos), mas muito mais rico em vitaminas, minerais e proteínas. É mais escudo que o arroz refinado porque conserva parte do farelo da casca. Tem um sabor mais áspero.
Fonte: remédios naturais da avozinha
Feliz Natal