nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Pensão minima para idosos

Ir para baixo 
AutorMensagem
gargula
Membro Diamante
Membro Diamante
gargula


Feminino
Capricórnio Cobra
Inscrição : 18/02/2008
Nº de Mensagens : 5781
País : Pensão minima para idosos Por10
Emprego/lazer : Técnica Administrativa
Humor : ha dias e dias ... lol

Pensão minima para idosos Empty
MensagemAssunto: Pensão minima para idosos   Pensão minima para idosos EmptyQui 18 Dez - 8:51

A prestação do complemento solidário para idosos vai aumentar 3,3% no próximo ano. O que significará que cada mensalidade das pensões mais baixas atingirá os 413.33 euros e no total dos 12 meses atingirá os 4960 euros. Em 2008, o valor mínimo era de cerca de 4.800 euros por ano, aproximadamente 400 euros por mês.

Esta foi uma das novidades do debate quinzenal com o primeiro-ministro, ontem, no Parlamento, o último antes das férias de Natal.

Depois de ter feito o elogio do plano anticrise do Governo, anunciado no sábado, e que deverá representar "um benefício para cerca de 100 mil portugueses, nomeadamente na concessão de incentivos à criação de emprego, José Sócrates também fez questão de dizer que não se esquecia "dos mais desprotegidos". Prometeu, por isso, "aumentos bem acima da inflação prevista para o apoio aos idosos mais pobres".

A almofada financeira para estes aumentos é, como o primeiro-ministro não se cansa de referir, "a consolidação das contas públicas". "Sem isso, sem esse trabalho de casa feito, não seria possível enfrentar a crise", insistiu.

Os mais recentes números divulgados pelo INE, que dão conta de uma diminuição, em Portugal, do fosse entre os 20% mais ricos e os 20% mais pobres, foram usados pelo primeiro-ministro para responder aos deputados da Oposição, nomeadamente Paulo Portas, que propôs um reforço do apoio social e mais investimento em equipamentos, como as cozinhas comunitárias. Mas esses dados foram também preciosos para o primeiro-ministro responder "a quem anda sempre a dizer que o fosso entre ricos e pobres tem vindo a aumentar em Portugal". Antes, Francisco Louçã tinha citado o artigo de Mário Soares, ontem, no DN, no qual essa ideia foi desenvolvida.

De acordo com Sócrates, que citou o INE, "em 2007, a diferença entre o rendimento dos 20% mais ricos e o dos 20% mais pobres foi de 6,5%, em 2006, 6,8, e em 2004 e 2005 foi de 6,9".

"E esta diminuição ainda não tem o efeito do complemento solidário para idosos", enfatizou o chefe do Governo, que, no entanto, não teve resposta para o líder do PCP, que, citando igualmente os últimos dados do INE, lembrou que o poder de compra da classe média está ao nível de 1997.

In Jornal de Noticias
Ir para o topo Ir para baixo
 
Pensão minima para idosos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O Complemento Solidário para Idosos
» 40 mil idosos passam fome
» 13 mil idosos aguardam lugar num lar
» Lares de idosos sem funcionários
» Idosos abandonados enchem Urgências

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: