A partir de hoje, todos os condutores portugueses poderão requerer a revalidação ou substituição da carta de condução através da internet, utilizando para o efeito o site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), cujas novas funcionalidades prevêem esta possibilidade de hoje em diante.
Numa primeira fase, para pedir revalidação, substituição ou segunda via de cartas de condução, através da Internet, os condutores necessitam de ter acesso às declarações electrónicas da Direcção-Geral dos Impostos ou possuir Cartão de Cidadão.
Na cerimónia de apresentação dos novos serviços on-line, em Setembro, o presidente do IMTT, António Crisóstomo Teixeira, referiu que os pedidos dos condutores pela Internet poderão ficar mais baratos. Todavia, Para as empresas, os preços vão continuar a ser idênticos, uma vez que ainda não há experiência neste tipo de prestação de serviços.
No decorrer de 2007, registaram-se 716.679 pedidos de revalidação ou substituição das cartas de condução, por parte dos condutores. Outros dos serviços on-line do IMTT destinam-se às empresas de transportes rodoviários (passageiros e mercadorias), como a inscrição em exames de capacidade profissional ou licenciamento de veículos, facilidades que vão alargar-se aos automobilistas.
De acordo com o IMTT, as novas funcionalidades constituem uma aposta na inovação, modernização e qualidade dos serviços disponibilizados pelo IMTT aos cidadãos e às empresas. A sessão de disponibilização efectiva dos novos serviços on-line contará com a presença da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.