As escolas da cidade de Bragança estão hoje encerradas por casa da neve que impediu o transporte dos alunos das aldeias, disse à Lusa o vice-presidente da Câmara, Rui Caseiro.
É dentro da cidade que se vive a situação "mais complicada", de acordo com Melo Gomes, o responsável pelo Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS).
A neve acumulada está a dificultar a circulação automóvel e de peões, com o vice-presidente da autarquia a apelar aos condutores que circulem apenas com viaturas quatro por quatro ou com correntes de neve nas rodas.
A autarquia, responsável pela Protecção Civil municipal, está a proceder à limpeza das ruas e a espalhar sal, mas segundo Rui Caseiro esta operação "leva algum tempo a fazer efeito".
Segundo ainda informações do CDOS, "os maiores problemas são na cidade de Bragança, nomeadamente com algumas viaturas atravessadas e nos acesso da cidade ao IP4".
O principal itinerário da região, que liga o Porto à fronteira em Bragança, está circulável, com alguns condicionamentos no troço entre Bragança e Quintanilha (fronteira) a obrigarem a atenção redobrada e precauções dos automobilistas.
Outras estradas da região com neve, segundo ainda a fonte, são a nacional 206, na Serra da Nogueira, próximo de Bragança, e a 103, que liga a cidade a Vinhais.
Segundo informações do CDOS, os termómetros marcavam às 09:30 um grau negativo em Bragança, onde a temperatura mínima registada foi de seis graus.
Esta é a terceira vez que a neve visita a região transmontana em pouco mais de um mês.