O presidente da câmara municipal de Lisboa, António Costa, afirmou que o trânsito decorre com normalidade nas zonas onde hoje entraram em vigor os condicionamentos provocados pelo arranque das obras de saneamento no Terreiro do Paço.
A Avenida da Ribeira das Naus encerrou hoje ao trânsito durante quatro meses, entre o Campo das Cebolas e o Largo do Corpo Santo, no Cais do Sodré, devido às obras públicas que decorrem naquela zona.
O corte de trânsito, durante quatro meses, deve-se às obras de obras de consolidação do torreão Poente do Terreiro do Paço, obras de drenagem e saneamento, construção de um colector de águas pluviais e substituição de uma conduta de abastecimento de água.
Em declarações hoje aos jornalistas, António Costa, disse que apenas a rua do Arsenal, com um fluxo de trânsito de 500 viaturas por hora, e a rotunda de Entre Campos com 600 viaturas por hora, às 08:00, são as artérias com "maior circulação" na cidade de Lisboa.
O autarca encontra-se hoje de manhã nas instalações da central de comando de tráfego da Câmara Municipal de Lisboa, onde são visualizadas as imagens captadas pelas mais de 30 câmaras instaladas na cidade.
No local dá indicações e solicita informações sobre possíveis complicações de tráfego.
Interrogado sobre as complicações de trânsito nas entradas de Lisboa, nomeadamente na A5, António Costa disse que apenas se pronuncia sobre a circulação rodoviária no interior da capital
Pela cidade de Lisboa estão espalhadas 13 equipas conjuntas da Polícia Municipal e do Regimento Sapadores Bombeiros a distribuir panfletos e dar informações aos automobilistas que circulam em direcção ao centro da cidade.
António Costa reconhece que o "grosso do trânsito ainda não chegou [hoje de manhã] ao centro da cidade", tendo marcado para mais tarde novo ponto de situação.