O truque para as nódoas difíceis está em tratá-las antes de meter a roupa na máquina.
Quantas vezes não resmungou porque o detergente que usa não tirou esta ou aquela nódoa da sua melhor camisa ou das calças do seu filho? Pois é, mesmo sendo de qualidade superior, o detergente só por si não faz milagres. Muitas substâncias entranham-se nos tecidos de tal maneira que se não levarem um tratamento prévio não saem com uma simples lavagem. Como eliminá-las, então? Vejamos alguns conselhos gerais:
*Rapidez, acima de tudo. Assim que alguma coisa caia na roupa, deve ser limpa de imediato. Depois de seca, a tarefa complica-se.
*Não esfregue (só em casos excepcionais); é preferível tentar absorver a substância derramada com papel absorvente, esponja ou pano ou limpando com movimentos circulares, do exterior para o centro.
*Não use água quente, pois pode “cozer” a substância, deixando assim uma marca permanente.
*Sobretudo em tecidos frágeis, procure limpar a mancha do lado do avesso
Caso a caso
BATON: Trate a nódoa com álcool metílico e a seguir lave com uma solução de detergente líquido e umas gotas de amoníaco.
CAFÉ OU CHÁ: As nódoas saem pondo o tecido de molho em água morna com detergente; as mais resistentes tratam-se com álcool metílico ou água oxigenada diluída.
CHOCOLATE: Lavar com água fria e de seguida com água quente: experimente também, especialmente nos tecidos não laváveis, limpar a mancha com uma mistura de álcool com amoníaco em partes iguais.
ERVA: Limpe delicadamente com água morna e sabão. Se a mancha persistir, passe glicerina, lavando de seguida.
GORDURA: Aplique detergente líquido, esfregue suavemente e depois lave o tecido com água muito quente.
MOLHO DE TOMATE: Lave à mão com água fria e deixe de molho em detergente líquido; se for necessário, trate com álcool metílico.
OVO: Remova as manchas difíceis com água oxigenada e algumas gotas de amoníaco.
PERFUMES: As suas manchas costumam sair com amoníaco aplicado directamente, lavando depois com detergente líquido.
FRUTA OU VINHO: Deite sal para absorver e experimente aplicar álcool metílico, limpando depois com um pano humedecido em água com detergente.
SANGUE: Lave em água fria com um pouco de sal; se o sangue estiver seco, esfregue suavemente com uma escovinha e ponha o tecido de molho numa solução de água fria com água oxigenada.
SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS: Passe a roupa por água (debaixo da torneira); a seguir, passe uma esponja embebida em água fria com umas gotas de amoníaco ou bicabornato de sódio.
VERNIZ DE UNHAS: Recorra à acetona; a seguir limpe com aguarrás e lave.
*Os restos de pastilha elástica retiram-se pondo a roupa “afectada” no congelador.*
Fonte: Revista CERTA