Nove guias de museus dirigidos aos mais jovens foram hoje lançados, em Lisboa, com o objectivo de levar estes públicos a aprender de forma lúdica sobre outras culturas, sublinharam os responsáveis pelo projecto "Museu, espelho meu".
O lançamento decorreu na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, com a presença da autora dos guias, Sofia Lapa, e responsáveis pelas entidades envolvidas no projecto, a Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse, e a secretária de Estado da Cultura, Maria Paula Fernandes dos Santos.
"Museu, espelho meu" é um projecto da responsabilidade do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Inter-Cultural (ACIDI), que desafiou o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) a escolher museus para participar.
Os nove roteiros de museus de Lisboa, Porto e Algarve foram criados especialmente para os públicos de três anos, seis anos e dez anos, e ainda foi concebido um roteiro para adultos, com um CD, que acompanhem as crianças nas visitas em contexto familar ou escolar.
São guias essencialmente lúdico-pedagógicos, com jogos, desafios à observação, imaginação, à aprendizagem e descoberta das obras dos acervos dos museus do paísLisboa, Porto e Algarve.
"As crianças e jovens vão aprender e apreender a interculturalidade de uma forma lúdica e educativa", destacou a responsável do ACIDI, Rosário Farmhouse, observando que muitos dos museus possuem peças representativas de outras culturas com ligação a Portugal, nomeadamente na Ásia e África.
"Serão mais um instrumento para aproximar estes públicos aos museus e aprender o respeito pelo outro, descobrir as semelhanças nas diferenças culturais, e desconstruir barreiras", frizou.
Em declarações à Agência Lusa no final da sessão - a que assistiram algumas dezenas de profissionais ligados aos museus e um grupo de crianças de uma escola de Lisboa - a secretária de Estado da Cultura, Maria Paula Fernandes dos Santos salientou a importância de um "projecto elucidativo do papel dos museus na sociedade".
Ao mesmo tempo, "é um projecto de inclusão, e vai na linha de uma grande preocupação dos museus nacionais em desenvolver cada vez mais os seus serviços educativos", acrescentou a secretária de Estado.
Sublinhou ainda a contribuição deste tipo de iniciativas para formar os novos públicos do futuro, observando que ,"quando crescerem, vão considerar um acto normal frequentar os museus e sentir-se bem nestes espaços".
Também destacou a realização de parcerias como "um dos caminhos para fazer coisas melhores".
"Juntando os saberes que temos, chegaremos a mais público", sustentou.
Os guias integram um circuito do Porto (com a Casa-Museu Guerra Junqueiro, o Museu Nacional Soares dos Reis e o Museu do Papel-Moeda), o circuito de Lisboa (a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional do Teatro e o Museu Nacional do Traje) e o circuito do Algarve (com o Museu Municipal de Faro e o Museu de Portimão).