Em média, desde 2007, houve um assalto a um multibanco de três em três dias. São dados oficiais, revelados pela Polícia Judiciária e pela empresa que gere a rede de caixas multibanco, a SIBS.
A SIBS, a empresa que gere a rede multibanco, considera os dados preocupantes e por isso em conjunto com os bancos vai aumentar o número de caixas com o sistema de tintagem das notas, que considera ser o meio mais eficaz para prevenir os assaltos.
A SIBS e a Polícia Judiciária fizeram contas ao número de roubos e revelam agora que em média houve um assalto a um multibanco de três em três dias.
Ao todo, foram atacadas 332 caixas multibanco desde 2007 até ao passado mês de Abril.
Desde o inicio do ano, foram registados 59 ataques, mas apenas 18 foram concretizados.
Os números da SIBS, a Sociedade interbancária de serviços, mostram ainda que no ano passado, houve 152 ataques, mais 31 do que em 2007.
Por ser uma situação preocupante, a SIBS vai aumentar o número de caixas multibanco que têm o sistema de tintagem das notas.
O coordenador do gabinete de segurança da SIBS, Rui de Carvalho, garante que o sistema tem provas dadas e que é eficaz no combate ao crime.
As caixas multibanco com tintagem estão identificadas com um autocolante. Depois de manchadas, as notas não circulam e a caixa multibanco deixa de permitir levantamentos.