Rastreios gratuitos ao risco cardiovascular e doenças da próstata
Acção ocorre no distrito de Lisboa durante o mês de Fevereiro
No âmbito da campanha nacional de rastreios gratuitos à população, promovida em diversas farmácias do país, as farmácias aderentes do distrito de Lisboa irão realizar rastreios gratuitos ao risco cardiovascular e doenças da próstata, ao longo da primeira quinzena do mês de Fevereiro.
O rastreio ao risco cardiovascular é iniciado com o preenchimento de um questionário por parte do farmacêutico, que analisará alguns dos antecedentes familiares e hábitos relativos a perturbações cardiovasculares, seguindo-se a realização de um electrocardiograma.
Este exame é realizado por um enfermeiro destacado para a farmácia e os resultados são enviados para um médico, que realizará o relatório do exame. O questionário, bem como os resultados do electrocardiograma, com o relatório do médico, serão entregues à pessoa rastreada, que é aconselhada a dirigir-se ao seu médico assistente para interpretação dos resultados e diagnóstico final. Estes rastreios têm o seguinte calendário:
Dia 12 de Fevereiro de 2008:
FARMÁCIA SÍLVIA
Localidade: Barcarena
Dia 14 de Fevereiro de 2008:
FARMÁCIA NAVE RIBEIRO
Localidade: Montelavar – Sintra
Dias 14 e 15 de Fevereiro de 2008:
FARMÁCIA ALGARVE
Localidade: Lisboa
O rastreio às doenças da próstata inicia-se com o preenchimento de um questionário por parte do farmacêutico, que analisará alguns dos hábitos do indivíduo, seguindo-se uma análise que medirá os níveis de PSA (antigénio específico da próstata) no sangue.
Os resultados da análise ao sangue serão igualmente anexados ao questionário preenchido e entregues à pessoa rastreada, que será também aconselhada a dirigir-se ao seu médico assistente. Este rastreio tem o seguinte calendário:
Dia 4 de Fevereiro de 2008:
FARMÁCIA FERNANDES BORGES
Localidade: Lisboa
Sónia Santos Dias
04 de Fevereiro de 2008
Pode encontrar este artigo em:
http://... Sapo Saúde