A directora do Externato, Ana Maria Seixas, confirma a existência de 5 crianças infectadas com a gripe A mas indica também que já estão todos em casa. Em conferência de imprensa, o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, confirmou também a existência de 5 crianças infectadas com o vírus H1N1 e afirmou que todas se encontram bem de saúde e a fazer tratamento em casa.
Os pais estão a ser acompanhados por pediatras e enfermeiros e estão a ser entregues folhetos informativos sobre a gripe A. O externato vai encerrar durante duas semanas, como medida de precaução.
Na sexta-feira começou a ser analisado um caso suspeito de gripe A numa criança de 18 meses, do Externato das Pedralvas, que foi entretanto confirmado. O bebé regressou na quarta-feira do México mas a directora do Externato afirmou só ter tido conhecimento dessa situação ontem, segunda-feira.
Em entrevista à RTP, Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação, confirmou que o seu minstério «está a acompanhar a situação com o Ministério da Sáude».
A ministra disse ainda que neste momento estão a «preparar o reinício das aulas para que as escolas possam ter planos de intervenção de urgência.»
As autoridades de saúde estão no externato a adoptar as medidas previstas no plano de contigência, segundo fonte da escola disse à Agência Lusa.
O Externato das Pedralvas tem 200 aluno. Todos os casos confirmados pertencem à sala da criança de 18 meses, excepto uma das crianças, com três anos, que já foi infectada pela irmã.
fonte: sapo