O incêndio em mato iniciado na noite de terça-feira no lugar de Entre-Ambos-os-Rios, no Parque Nacional de Peneda-Gerês, foi circunscrito e está em fase de rescaldo desde as 5h21
Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o fogo foi declarado às 21h42 naquele lugar do concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo e, cerca da meia-noite, pareciam suficientes os meios de ataque que se encontravam no local.
O incêndio, no entanto, alastrou-se do mato para pinhal, às 1h09 de hoje, abrindo duas frentes, chegando a ser combatido por 46 operacionais - 36 bombeiros e duas equipas de cinco sapadores florestais - com apoio de onze viaturas.
Às 4h54, o incêndio foi declarado circunscrito e meia-hora depois estava já em fase de rescaldo, vigiado por 24 bombeiros e 10 sapadores florestais.
Alguns concelhos dos distritos da Guarda, Viseu, Portalegre e Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
Outros concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Setúbal, Bragança, Évora, Beja e Faro têm um risco muito elevado e elevado.
O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre reduzido e o máximo.
Na terça-feira, foram registados 94 incêndios florestais que foram combatidos por 1.382 bombeiros, apoiados por 364 veículos, de acordo com informação disponível na página da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) na Internet.
Para hoje, o IM prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva por vezes forte no Minho e Douro Litoral, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e vento em geral fraco, sendo forte nas terras altas.
Lusa / SOL