Os resultados da segunda fase dos exames nacionais do ensino secundário são divulgados esta quinta-feira, podendo os alunos candidatar-se às instituições de ensino superior a partir de sexta e até 07 de Agosto.
Nos 27 exames da segunda fase, que decorreu de 13 a 16 de Julho, realizaram-se 108.447 provas, quando estavam previstas 151.308, segundo dados do Ministério da Educação.
Biologia e Geologia (24.960), Matemática A (20.705), Português (19.432) e Física e Química A (17.491) foram os exames que registaram mais presenças.
No ano passado, e em comparação com 2007, a média dos resultados na segunda fase subiu a 16 disciplinas e desceu a outras dez, tendo um total de 21 cadeiras alcançado média positiva (igual ou superior a 9,5 valores numa escala de zero a 20).
Quando comparada com a primeira fase, 17 disciplinas desceram a média, quatro mantiveram e apenas sete melhoraram.
No entanto, o Ministério da Educação considera que os resultados da segunda fase não são comparáveis com os da primeira, uma vez que as populações de alunos que se apresentam às duas fases são distintas.
Por exemplo, a prova de Matemática A foi, no ano passado, realizada na primeira fase por cerca de 26 mil alunos internos, que frequentaram a disciplina durante todo o ano lectivo, e cerca de 11 mil externos, que estavam chumbados à cadeira ou se auto-propuseram.
Já na segunda fase, a prova foi realizada por 10 mil alunos externos e apenas 6.500 internos.
Os alunos que só após a segunda fase dos exames nacionais reúnem as condições de candidatura ao ensino superior podem fazê-lo a partir de sexta-feira e até 07 de Agosto.
Os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior são divulgados a 14 de Setembro.
TSF